Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 16 de Outubro de 2006 às 23:18

    Imprimir


O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, assinou hoje (16) com o Movimento Viva Rio convênio para a implantação do programa piloto Resgate da Cidadania, em Niterói, e no Complexo da Maré, ambos no Estado do Rio de Janeiro. O projeto vai trabalhar com crianças e jovens envolvidos na violência armada.

O Resgate da Cidadania atenderá no primeiro ano de experiência 100 jovens e crianças, que receberão uma bolsa mensal de R$ 60 para reinserção na sociedade através da inclusão escolar, qualificação profissional, com destaque para informática, esportes e cultura. A proposta é que através da vivência comunitária participante pelo menos 30 de cada 50 crianças e jovens que irão aderir ao programa possam ser inseridos no mercado de trabalho, disse Vannuchi.

"A construção desse país solidário já está em curso e deve ser pensada e planejada como agora. O projeto que assinamos hoje deve seguir adiante, qualquer que seja o presidente eleito, qualquer que seja o governador ou governadora eleitos", afirmou.

O ministro assegurou que com esse projeto o Brasil passa a assumir uma maturidade cidadã e política, que não pode conviver com as estatísticas de mortes, de perdas de vidas humanas, de potencial de construção do Brasil que nós temos hoje nas grandes capitais brasileiras, de norte a sul do país".

Paulo Vannuchi salientou que ao contrário do que muitos imaginam hoje no Brasil, direitos humanos não se traduzem na defesa de bandidos ou presos. "Direitos humanos são a defesa, a celebração da vida na sua diversidade, a começar pela proteção dos segmentos vulneráveis, daqueles que vivem situações de exclusão, de apartamento, discriminação, preconceito", disse.

O Resgate da Cidadania servirá de modelo para programas semelhantes que o governo pretende implantar a partir dos primeiros meses de 2007 em outras cidades, como São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268098/visualizar/