Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 12 de Outubro de 2006 às 02:52

    Imprimir


As autoridades de Saúde do Panamá informaram hoje a "importante" descoberta de uma substância venenosa, o dietilenoglicol, que pode ter causado a estranha síndrome que provocou 21 mortes.

O ministro da Saúde, Camilo Alleyne, disse em entrevista coletiva que a substância, usada industrialmente para resfriar radiadores, foi achada em amostras de um xarope anti-histamínico e expectorante elaborado no laboratório da Caixa de Seguro Social do Panamá.

As investigações descobriram "uma relação entre o produto e os pacientes" de uma síndrome de "insuficiência renal aguda e transtornos neurológicos", que produz os mesmos sintomas. A síndrome afetou pelo menos 34 pessoas e matou 21, a maioria nas duas últimas semanas do mês passado. Suas principais manifestações são problemas urinários, náuseas, diarréia e vômitos em pacientes de diabetes, insuficiência renal e hipertensão arterial, em sua maioria acima de 60 anos.

Alleyne esclareceu que a substância achada no xarope não constitui nem faz parte da matéria-prima para a produção dos remédios no laboratório da CSS. Por isso sua presença será investigada. Não está descartada a hipótese de ação criminosa. O ministro ordenou a retirada preventiva do xarope do sistema de saúde panamenho e do mercado local. A mesma medida vale para outros remédios e produtos elaborados pela CSS, como Complexo B, e Paracetamol.

As autoridades sanitárias panamenhas enviarão mostras dos produtos à Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Panamá e ao Centro de Controle de Doenças dos EUA, para verificar a presença do tóxico. O diretor de Farmácia e Drogas do Ministério da Saúde, Pablo Solís, explicou que o dietilenoglicol é proibido para o consumo humano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269088/visualizar/