Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 11:37
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


A principal chamada pública visando aperfeiçoar e melhorar ainda mais o atendimento de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está em vigor em Mato Grosso por meio da Fapemat - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. O edital específico aberto para este fim é o MS/CNPq/Fapemat- (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Fapemat e Secretaria de Saúde - SES) PPSUS 010/2006 que recebe demandas até o próximo 15 de OUTUBRO.

“Neste edital está sendo disponibilizado recurso global de R$ 950 mil para fomentar projetos de pesquisa voltados ao SUS que possam num futuro próximo trazer resultados positivos ao setor beneficiando ainda mais a população mato-grossense”, destaca Alexandre Golemo, coordenador de convênios e projetos especiais da Fapemat.

Entre as demandas de projetos em áreas específicas do SUS-MT, estão: Política, Gestão e Avaliação em Saúde; Saúde de grupos específicos e populações vulneráveis; Doenças infecciosas e parasitárias; Agravos e doenças não transmissíveis e Vigilância em Saúde.

419 pesquisas em Saúde

Conforme explica Golemo, a importância em desenvolver projetos na área da saúde em MT é justamente apoiar iniciativas de coordenadores com formação em Mestrado (titulação mínima exigida) que querem, via instituições, desenvolverem pesquisas nesse campo e estimular a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e os de Ciência e Tecnologia.

O coordenador informa que nos anos de 2004 e 2005 graças aos encaminhamentos ao Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde - PPSUS houve o alcance de resultados importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no País com o financiamento de 419 pesquisas em saúde e o apoio a aproximadamente 100 instituições.

Demanda de projetos em MT

Para Mato Grosso, a expectativa é que pelo menos 30 novas propostas sejam apresentadas e metade seja imediatamente contratada.

“A demanda está sendo satisfatória nesta reta final do prazo, até dia 15 de OUTUBRO, e o número de projetos inscritos poderá ser superado”, avalia Golemo.

Todos os procedimentos - como a leitura do edital, o passo a passo para o preenchimento do formulário padrão - deverão ser feitos exclusivamente via Internet, acessando o link:

(http://www.fapemat.mt.gov.br/Arquivos/Edital_PPSUS_FAPEMAT_2006_Versao_Final.doc) ou ainda pelo site: www.fapemat.mt.gov.br





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/269529/visualizar/