Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 20:37

    Imprimir


Nesta quinta-feira (05 de outubro), a partir das 20h, no tatersal 1, do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e com transmissão ao vivo pelo Canal Terra Viva, será realizado 2° Leilão Simental Leiteiro. No evento que faz parte da programação da Expomilk 2006, serão ofertados 25 lotes de novilhas, vacas em lactação e prenhezes sexadas de fêmea de vacas campeãs em torneio leiteiro, pelos promotores Fazenda Sesmaria, Santa Andréa Agropecuária, Simental da Batatais, Simental PPA, Sítio do Canário e convidados.

O simental é a raça mais difundida no cruzamento industrial com raças zebuínas no Brasil, para a produção de carne, No entanto, a raça é de dupla aptidão e uma parte dos criadores brasileiros selecionam animais para alta produção de leite. No Torneio Leiteiro da Expomilk do ano passado, por exemplo, a campeã na produção de leite e sólidos totais, entre todas as raças que participaram da feira, foi a vaca Aida da Santa Andréa, com produção diária de 55,278 quilos de leite.

As cinco fazendas que promovem o leilão tem no leite a principal fonte de exploração econômica do rebanho. A Santa Andréa Agropecuária, de Itararé (SP), produz diariamente mais de três mil litros de leite com o rebanho simental a pasto e entrega ao laticínio da região e com a mesma genética faz cruzamento industrial com nelore, abatendo animais com média de 15 meses de idade e 17 arrobas de carcaça, terminados em confinamento.

A Fazenda Sesmaria, de Amparo (SP), por enquanto entrega a sua produção ao laticínio, mas já está com uma queijaria pronta e vai produzir queijos finos. O Sítio do Canário, de São Carlos (SP), entrega a produção para DPA-Nestlé e recebe prêmio extra pela qualidade do leite que produz com suas vacas simental da linhagem francesa montbeliarde. Paulo Procopiak de Aguiar, do Simental PPA, de Carambei (PR), faz Controle Leiteiro oficial de todas as suas vacas em produção e entrega o produto para a Cooperativa Batavo.

Segundo Paulo Aguiar, ele recebe mensalmente, pagamentos extra pela excelente qualidade do leite produzido, com alto teor de sólidos totais e baixa contagem de células somáticas. Ele lembra ainda que sua vaca, Vivi é a recordista brasileira de produção de leite ppor lactação. Eme 2005 ela produziu 10.380 kg de leite em 305 dias. Já José Henrique Aleixo do Simental da Batatais, de Batatais (SP), entrega toda a sua produção para uma fábrica de produtos lácteos na própria região, mas já está criando a sua marca de leite B para entregar diretamente aos supermercados da região.

Os promotores do 2º Leilão Simental Leiteiro vão oferecer o melhor de suas seleções genéticas. “As fêmeas ofertadas já participaram de torneio leiteiro oficial da raça ou são filhas de vacas com controle oficial de leite. A maioria delas estará participando do Torneio Leiteiro da Expomilk. Os pecuaristas interessados poderão conferir a produção destas vacas durante a competição e também obter todas as informações necessárias sobre a genealogia e o histórico de produção desses animais e de suas mães. Por outro lado, as prenhezes são filhas de vacas comprovadas na produção e acasaladas com os melhores touros da genética de dupla aptidão do mundo”, explica Paulo Roberto Tonin, técnico da Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental e responsável técnico pelo animais do leilão.

Ele lembra ainda o simental de dupla aptidão oferece muitas vantagens aos criadores. Uma elas é a produção de bezerros com ótimo valor de mercado que agrega renda à atividade. “Além do leite o criador tem um bezerro valorizado que transformado em venda representa muitos litros de leite a mais por vaca”, garante.

Os animais serão apregoados no Tatersal 1 do Centro de Exposições Imigrantes e será transmitido ao vivo pelo Canal Terra Viva e criadores de todo o Brasil poderão fazer seus lances através do telefone (34) 3314-0102, da Leilopec, empresa responsável pela organização do remate.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/270990/visualizar/