Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 13:48

    Imprimir


O Núcleo de Pesquisa em Aqüicultura de Mato Grosso do Sul (Nupaq-MS) completou um ano e agora encontra-se em fase de consolidação. Dentro desta etapa, a Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenadora do Nupaq-MS, está realizando neste mês de outubro um recadastramento das instituições parceiras e inclusão de novas parcerias.

Os resultados das atividades deste primeiro ano de trabalho do Nupaq-MS foram importantes, especialmente, com relação aos projetos de pesquisa, com destaque para a implantação do Laboratório de Piscicultura na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS. “Nesse laboratório encontram-se em desenvolvimento projetos na área de sanidade aqüícola enfocando diagnóstico laboratorial e qualidade de água”, explica a pesquisadora da Embrapa, Márcia Mayumi Ishikawa, responsável pelo laboratório, onde as ações do núcleo estão sendo centralizadas.

Márcia salienta que através da viabilização de convênios foi possível a aquisição de equipamentos. "Os convênios só foram possíveis graças ao trabalho e à dedicação dos parceiros que estão atualmente cadastrados no Nupaq-MS. Após a conclusão dessas ações, alunos, técnicos e piscicultores do Estado de Mato Grosso do Sul poderão contar com um Laboratório de Piscicultura destinado à pesquisa e ao diagnóstico de patologias de peixes”.

A pesquisadora destaca também que o Nupaq-MS participou de palestras e cursos durante este ano e para agosto de 2007 estará presente no I Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de Água Doce Cultivados, em Dourados.

De acordo com a médica-veterinária, foi encaminhado aos parceiros um formulário para recadastramento e a entrega poderá ser feita diretamente no Laboratório de Piscicultura. “O prazo para oficializar o recadastramento ou a nova inclusão será 31 de outubro e o formulário pode ser obtido via e-mail ou diretamente no laboratório,” esclarece.





Fonte: Embrapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271418/visualizar/