Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 10:57
Por: Gisele Neuls

    Imprimir


Técnicos e agricultores definem perfil das oficinas para elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Portal da Amazônia

A metodologia para a realização do diagnóstico participativo da agricultura familiar do Portal da Amazônia foi delineada na semana passada, em uma oficina realizada em Alta Floresta com técnicos e agricultores dos 16 municípios território, entre os dias 26 e 28 de setembro. A atividade faz parte da parceria feita em agosto entre o projeto Diálogos e o Ceaaf - Conselho Executivo das Ações da Agricultura Família.

A Oficina de Metodologias Participativas foi orientada pelo pesquisador do Cirad Eric Sabourin, que trabalha há vários anos com dinâmicas territoriais no país, especialmente no Nordeste. Na programação, foram apresentadas e discutidas as metodologias de diagnóstico participativo já empregadas em outros projetos do Portal da Amazônia, como as Agendas 21 Locais, e as experiências empregadas em outras regiões para diagnósticos territoriais.

"A experiência existente de diagnósticos em comunidades é muito voltada para o planejamento municipal e o que fizemos é nos inspirar nessas técnicas para aplicar em uma escala maior" explica Sabourin.

As oficinas servirão para a coleta de dados sobre a agricultura familiar no território de modo a aprofundar e detalhar o Estudo Propositivo, elaborado no ano passado pelo Instituto Ouro Verde em parceria com a Fundação Cândido Rondon. O estudo foi uma demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário para todos os territórios rurais em que atua no país. Com isso se terá as ferramentas necessárias para elaborar o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Portal da Amazônia (PTDRS).

"Os dados do estudo já feito nos dão muita informação sobre o território, mas elas não estão bem situadas no espaço geográfico do território", avalia o pesquisador, afirmando que as oficinas nos municípios poderão localizar melhor essas informações no território, empregando-se algumas técnicas de zoneamento participativo. O trabalho de diagnóstico deve começar ainda este ano e tem duração prevista de três meses.

O projeto Diálogos é uma parceria entre Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Centro de Cooperação Internacional em Pésquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês), Instituto Centro de Vida( ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e WWF-Brasil e tem apoio da Comunidade Européia. Seu objetivo é apoiar o diálogo entre os diversos atores da sociedade, setores público e privado, tendo em vista a construção e implementação de políticas que visem a sustentabilidade social, econômica e ambiental na área de influência da BR 163, na Amazônia Brasileira.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/271444/visualizar/