Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Dezembro de 2013 às 09:15

    Imprimir


As mudas do gramado que será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 começaram a ser plantadas no início da noite desta quinta-feira (05.12), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). O plantio foi finalizado na manhã desta sexta-feira (06.12), somando aproximadamente 16 horas de trabalho. 

Seis etapas de preparação do solo antecederam o plantio da grama, que agora passará por outras quatro até tornar-se um “tapete” pronto para receber o primeiro jogo. 

A grama cultivada no interior de São Paulo foi transportada em caminhões refrigerados que chegaram na tarde de quinta-feira (05.12) a Cuiabá. De acordo com Fábio Camara, diretor técnico da World Sports, empresa responsável pelo gramado, embora a grama bermuda seja própria para temperatura tropical, a sua implantação é delicada, por isso os trabalhos referentes a esta etapa da obra ocorreram no período noturno. “A muda é muito sensível e já sofreu um estresse na colheita. O ideal é plantar nas horas mais amenas do dia para não perder a grama, que pode morrer em um processo como este”. 

Com a finalização do plantio, tem-se início o grow in, período que envolve quatro etapas que ocorrerão em um prazo de 60 a 90 dias, tempo suficiente para que o gramado se desenvolva. 

Nos primeiros 20 dias a área receberá somente água, cinco vezes por dia. Nesse período, as mudas já terão desenvolvido raízes e começarão a utilizar a água do próprio solo, reduzindo o número de irrigações. A etapa seguinte é a aplicação do adubo químico, que ocorrerá uma vez por semana e quando o gramado alcançar o tamanho de corte, processo que ocorrerá ao menos duas vezes por semana. 

“Com a finalização do grow in, o campo entrará em um nível mais intenso e exigente, como ocorre em um campo de Copa do Mundo, em que são feitos determinados cortes e desenhos”. 

Seis etapas - terraplanagem, drenagem, lançamento de brita, de pedrisco, do sistema de irrigação e adubação - prepararam o solo para receber o gramado. A última delas, finalizadas na terça-feira (02.12), foi realizada por dois irlandeses, que trouxeram a tecnologia que mistura quatro componentes em uma máquina: turfa (adubo), fibra elástica, fibra de polipropileno e areia. (Com Assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2718/visualizar/