Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 18:47

    Imprimir


O senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) deve garantir mais um mandato de oito anos. Com 66,84 por cento das urnas apuradas no Amapá, o senador tem 54,18 por cento dos votos válidos.

Outro senador clássico do Congresso, Eduardo Suplicy (PT-SP), disputa uma vaga por São Paulo com Guilherme Afif Domingos, do PFL. Com 13,37 por cento das urnas apuradas, Afif lidera com 50,21 por cento dos votos contra 41,86 por cento de Suplicy.

Ainda entre os senadores, Joaquim Roriz (PMDB) deve ser eleito pelo Distrito Federal. Com 76,22 por cento dos votos apurados, Roriz registrou 50,41 por cento. Em Goiás, com 81,68 por cento de urnas apuradas, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem 76,23 por cento dos votos.

Antes do pleito, analistas avaliavam que o PT sairia das urnas neste domingo com uma bancada considerável no Congresso. Apesar dos últimos escândalos políticos envolvendo o partido, o PT não deve sofrer um grande impacto, segundo projeção de analistas políticos.

Quanto ao PMDB, todas as projeções apontavam que o partido manteria a maior bancada da Câmara e disputaria a liderança com o PFL no Senado.

As eleições deste domingo renovam as 513 cadeiras na Câmara dos Deputados e um terço do Senado, o que corresponde a 27 dos 81 parlamentares da Casa.

No Senado, onde a disputa é por apenas um terço das vagas, espera-se que o PT mantenha as 12 cadeiras, podendo perder um parlamentar. As previsões da Arko falam de 17 a 18 senadores para o PMDB, de 13 a 16 para o PSDB e de 18 a 20 para o PFL.

Mas algumas alterações interessantes poderão ser observadas na composição da Casa. Entre elas, por exemplo, uma vitória do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Com 17,96 por cento das urnas apuradas no Alagoas, Collor tem 42,58 por cento dos votos e Ronaldo Lessa (PSB), 42,64 por cento.

Collor votou pela manhã em Alagoas e se disse ansioso para voltar à Brasília. "Eu sempre me dei muito bem com as pessoas de lá e não tenho preocupação nenhuma", afirmou.

MALUF, CLODOVIL E CIRO

Entre os que tentam chegar à Câmara, estão figuras conhecidas da política brasileira, como o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo Maluf (PP) e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (PT).

Com 13,35 por cento de urnas apuradas, Maluf está em primeiro lugar com 84.720 votos (3,24 por cento). Palocci, no entanto, está na 24a posição, com 19.460 votos. Ao votar nesta manhã, Maluf declarou que acredita na inocência do presidente Lula. "Eu tenho plena consciência de que o Lula é um homem limpo e correto."

Os novatos incluem o apresentador e ex-estilista Clodovil, segundo colocado nas apurações até o momento, com 65.320 votos (2,5 por cento do total) e uma longa lista de deputados envolvidos em escândalos de corrupção que tentam a reeleição.

O ex-ministro Ciro Gomes é outro candidato a deputado federal cotado para se reeleger. Até o momento, com 20,66 das urnas apuradas no Ceará, ele é o primeiro colocado no Estado com 124.134 mil votos (15,40 por cento).

Ciro afirmou que, na Câmara, vai representar o Ceará, mas continuará com sua cabeça "na questão nacional". "Estou no projeto nacional há 12 anos. Eu continuo militando na política do Brasil, agora em nome de uma fração importante da população do Ceará que me dá legitimidade", disse nesta manhã após votar.

FORÇAS NO CONGRESSO

Na avaliação da consultoria Arko Advice, o PT --que hoje tem 81 deputados-- deve eleger uma bancada semelhante à atual, com 70 a 85 representantes. Já o Diap prevê uma redução para 60 a 75 deputados.

Na avaliação do Diap e da Arko, o PMDB, que elegeu 75 deputados em 2002 e hoje conta com 78, em virtude do tradicional troca-troca dos parlamentares, terá a maior bancada na Câmara em 2007 e vai disputar com o PFL a maioria no Senado. O Diap fala de 80 a 95 deputados para o PMDB.

A Arko acha que os pefelistas, bem estruturados no Norte e Nordeste, devem eleger de 65 a 80 deputados. O Diap projeta uma bancada de 75 a 90 deputados.

Com relação ao PSDB, há divergências. A Arko prevê a eleição de 65 a 80 tucanos e o Diap de 70 a 85.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272106/visualizar/