Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 07:57

    Imprimir


O tufão Xangsane passou hoje pela região central do Vietnã com ventos de até 177 km/h, causando danos a mil casas e deixando um número indeterminado de feridos, segundo a emissora de TV estatal.

O vice-primeiro-ministro, Nguyen Sinh Hung, afirmou que a principal preocupação das autoridades locais é sobre a possibilidade que acontecerem transbordamentos de rios e deslizamentos de terras nas áreas montanhosas.

Segundo Hung, ainda não se sabe se ocorreram mortes por causa do tufão, que nas últimas horas já provocou o desmoronamento de árvores e o corte de eletricidade em alguns povoados do centro do Vietnã.

O Xangsane obrigou as autoridades vietnamitas a tomar medidas para tentar suavizar os efeitos do tufão.

Cerca de 185 mil habitantes da região central do Vietnã foram evacuados no sábado, um dia antes da passagem do tufão, o sexto que afeta o país comunista este ano.

Além disso, as autoridades ordenaram a suspensão dos vôos domésticos e o retorno a terra de 661 embarcações pesqueiras com cerca de 3.200 navegantes a bordo.

Por sua parte, as Forças Aéreas prepararam três aviões para trabalhos de resgate e de distribuição de provisões, enquanto 17 navios da Infantaria da Marinha estão em estado de alerta.

O Exército vietnamita também instalou 30 centros de sinais em torno de rios e ilhas litorâneas para advertir os barcos pesqueiros sobre o movimento do tufão.

O Xangsane se dirigiu para o Vietnã após deixar pelo menos 72 mortos, 81 feridos e 69 desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas, onde também ocasionou danos materiais avaliados em US$ 7,07 milhões às infra-estruturas e ao setor agrícola.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272282/visualizar/