Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 13:44

    Imprimir


O México sediará na próxima semana a 2ª Reunião Ministerial do Diálogo de Gleneagles sobre Mudança do Clima, Energia Limpa e Desenvolvimento Sustentável. Temas, como a substituição dos combustíveis fósseis e as ações para implementação da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, serão discutidos no evento, que acontecerá nos dias 3 e 4, em Monterrey. A delegação que representará o Brasil na reunião será composta pelo ministro interino do Meio Ambiente, Cláudio Langone, pelo chefe da Assessoria Internacional do ministério, Fernando Lyrio, e pelo analista ambiental da Secretaria de Qualidade Ambiental, Adriano Santiago de Oliveira. Reino Unido, França, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Itália, Canadá, China, Índia, África do Sul, Indonésia, Austrália, Espanha, Polônia, Nigéria, Coréia do Sul e Comissão Européia também deverão ser representados no evento.

De caráter político, a reunião de ministros antecede a 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas(COP12), que será realizada em novembro, em Nairobi, no Quênia. “Com esse evento de alto nível, que acontecerá no México, pretende-se fortalecer o comprometimento dos países com os temas em pauta”, explica Lyrio.

O Diálogo de Gleneagles é um fórum criado em 2005, no âmbito do Grupo das 8 Nações (G8), para complementar e reforçar as negociações formais que se dão no contexto da Convenção sobre Mudanças Climáticas. Fazem parte do Diálogo de Gleneagles, além dos países já citados, organizações internacionais, como o Banco Mundial, a Agência Internacional de Energia e o Secretariado da Convenção.





Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272575/visualizar/