Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 08:10

    Imprimir


O Zoneamento Ecológico-Econômico para o Cerrado da Bacia do Parnaíba está sendo executado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Consórcio ZEE. Coordenado pelo Programa ZEE da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA, o projeto contempla um plano de gestão ambiental e territorial para a região sul do Piauí, onde está localizado o núcleo de desertificação de Gilbués, composto por oito municípios .

A proposta inclui a criação de um banco de dados geográficos que inclui informações sobre população, migração, rede urbana, produção econômica, do meio físico (geologia, geomorfologia, solo, clima, cobertura vegetal e uso da terra) com intuito de delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP); estudos de aptidão agrícola dos solos, vulnerabilidade à perda de solos, remanescentes vegetais, etc.

O plano de gestão ambiental e territorial para a região de Gilbués surgiu a partir da visita técnica ao município, em 2005, do Grupo de Trabalho de Gestão Territorial, coordenado pelo MMA. A visita a Gilbués teve como objetivo conhecer a dimensão do problema de desertificação naquela área e propor alternativas de desenvolvimento sustentável para a região. O plano é baseado nas diretrizes estabelecidas pelo Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil) e do Programa ZEE.

O processo de desertificação em Gilbués, localizado a 797 km de Teresina na região sul do Piauí, iniciou-se na década de 40 e desde então vem evoluindo gradativamente. É considerado pelo Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil) como um dos núcleos de desertificação no Nordeste.





Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272673/visualizar/