Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 09:00

    Imprimir


O comprimento dos dedos pode ser uma forma simples de saber se uma mulher tem potencial para ser uma tenista do naipe de uma Serena Williams ou uma corredora como Marion Jones, de acordo com uma equipe de pesquisadores do King's College, de Londres.

As mulheres que possuem o dedo anular mais longo do que o dedo indicador têm maior probabilidade de ter mais sucesso no esporte.

A proporção entre os dedos já foi relacionada a determinadas características nos homens, como habilidade cognitiva e contagem de espermatozóides.

O estudo foi publicado no site British Journal of Sports Medicine.

Gêmeos

Os pesquisadores da Unidade de Pesquisa de Gêmeos do King's College examinaram radiografias de 607 gêmeas entre 25 e 79 anos na Grã-Bretanha.

Em cada caso, foi medido o comprimento do anular e do indicador de cada mão.

Os voluntários também relataram seu melhor desempenho em uma lista de 12 esportes em um questionário.

Os pesquisadores descobriram que mulheres com anular mais longo tinham uma probabilidade muito maior de estar entre os mais bem sucedidos em todos os esportes da lista apresentada.

Habilidade de correr

Em especial, elas tinham maior probabilidade de sucesso em corrida e esportes como futebol e tênis, que exigem velocidade.

O líder da pesquisa, Tim Spector disse: "As razões para este resultado não são claras."

"Estudos anteriores sugeriram que a mudança no comprimento dos dedos se deve a mudanças nos níveis de testosterona no útero, mas nós também descobrimos que o comprimento dos dedos é herdado em 70%, com pequena influência do ambiente no útero."

"Isto sugere que os genes são o principal fator e que o comprimento do dedo é uma marca dos seus genes."

A proporção entre os dois dedos é fixada antes do nascimento e permanece constante durante a vida.

Como este é o caso, os pesquisadores sugerem que o exame do comprimento do dedo pode ajudar a identificar indivíduos talentosos mais cedo, em um estágio pré-competitivo.

Ainda não foi identificado nenhum gene específico que controla o comprimento do dedo.

Especialistas acreditam que é possível que vários genes sejam responsáveis.

John Brewer, diretor da Academia de Ciências do Esporte Lucozade, disse: "Sempre se disse que para se ter sucesso no esporte de alto nível é necessária a escolha cuidadosa dos pais, porque características genéticas desempenham um enorme papel."

"Identificar um único indicador fisiológico para mostrar se uma pessoa tem predisposição para esporte de alto nível é, na verdade, o objetivo máximo de programas de identificação de talento."

Mas Brewer disse que é pouco provável que um indicador físico possa prever se uma pessoas tem aptidão para determinado esporte, devido à grande variação das habilidades necessárias para se ter sucesso no extenso leque das categorias esportivas.

Ele também destacou que as autoridades desportivas da Grã-Bretanha estão ansiosas para encorajar participação generalizada no esporte, tanto quanto para promover talento excepcional.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272912/visualizar/