Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 08:13

    Imprimir


O cientista croata Miroslav Radman descobriu um processo para reverter a morte de uma célula, e esta importante descoberta poderia ser usada na criação de remédios para recuperar neurônios mortos, informa hoje o jornal croata "Jutarnji List". Trata-se da bactéria Deinococcus Radiodurans, cujas células DNK foram quebradas por fortes radiações em centenas de partículas, o que para qualquer célula significa a morte.

"A Deinococcus ''aprendeu'' como encaixar novamente na ordem correta as centenas de fragmentos de seu DNK em um genoma funcional.

Assim, a Deinococcus desenvolveu a capacidade de ''sobreviver à morte'', e nós descobrimos como funciona esse processo", disse Radman ao jornal.

A informação completa sobre a descoberta será publicada em 5 de outubro na revista científica "Nature", e que no mesmo dia haverá uma entrevista coletiva sobre o tema em Paris.

Radman, de 62 anos, é professor na Faculdade de Medicina do Instituto Necker, em Paris, membro da Academia de Ciências Francesa e fundador e chefe do Instituto Mediterrâneo para a Pesquisa da Vida (MedILS) em Split, na Croácia.

O cientista afirma que a pesquisa se deve ao trabalho iniciado pelos outros membros de sua equipe, a metade deles croatas do instituto científico "Rudjer Boskovic" de Zagreb.

Os pesquisadores disseram ao jornal que o processo descoberto poderia ser usado para a criação de novos remédios, que poderiam recuperar neurônios semi-mortos ou mortos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272926/visualizar/