Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 19:22

    Imprimir


O ‘Dia Nacional dos Surdos’ comemorado nesta terça-feira (26.09) foi marcado por uma passeata no centro da cidade em Cuiabá. Promovida pela Associação Mato-grossense dos Surdos (AMS) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o objetivo da manifestação foi mostrar as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência auditiva.

A manifestação reuniu cerca de 230 surdos, que saíram em longa caminhada pelas vias centrais de Cuiabá, munidos de faixas e cartazes. “Apesar de termos conquistado algumas vitórias durante esses 20 anos de lutas, ainda temos muitas dificuldades. Hoje, por exemplo, nós não temos uma sede para associação que tem cerca de 2 mil associados em todo o Estado”, explica o presidente da AMS, Rogério Busseti.

Na manifestação, também foram cobradas ações que visem a inserção dos surdos no mercado de trabalho e melhores condições de educação. “Agradecemos o Senai pelos cursos de qualificação profissional que são oferecidos para surdos, porém precisamos de mais atuação nesse sentido de outras instituições do Estado”, analisa Busseti. O Senai de Mato Grosso foi o primeiro no Brasil a implantar o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que faz parte da grade curricular dos cursos de aprendizagem industrial.

Segundo a técnica de desenvolvimento do Senai-MT, Denise Torres Molina, uma das grandes reivindicações dos surdos no Brasil é a aplicação da lei que determina a presença do interprete de Libras em todos os locais por onde transitam, principalmente em salas de aulas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272959/visualizar/