Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 25 de Fevereiro de 2013 às 21:22

    Imprimir


O novo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) aponta que apesar de Mato Grosso ter iniciado o ano com bom volume nas exportações - 42 mil toneladas - e com a indústria têxtil demandando pela pluma, houve queda na liquidez do mercado na última semana.

Os registros da BBM exemplificam a análise do Imea. Na semana do carnaval, por exemplo, foram registradas 7 mil toneladas vendidas pelo Estado da safra 2011/2012. Já na última semana (18 a 21), as vendas atingiram apenas 6,4 mil toneladas. Apesar disto, o cenário de preços é firme e deve se manter deste modo no decorrer do ano devido a oferta restrita.

O plantio do algodão está praticamente encerrado já que na última semana a semeadura atingiu 96% da área estimada em 464,8 mil hectares. Agora, produtores começam a se preocupar com tratos culturais. A alta umidade do solo demandou replantio de alguns talhões do algodão segunda safra, o que custa ao produtor mato-grossense em média R$ 404/ha, somente em sementes.

O tempo quente e úmido também intensificou a infestação de pragas no algodão primeira safra, o que demanda mais aplicações de inseticidas. Por isso, a trégua das chuvas é importante para a entrada no campo e realizar aplicações de defensivos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27301/visualizar/