Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 09:44

    Imprimir


Movimentando ganzás, mochos e violas de cocho, saias e corpos, centenas de dançantes e músicos da Cultura Popular Mato-grossenses estão se preparando para o 5° Festival de Siriri. A programação do evento será apresentada nesta sexta-feira, dia 29, às 19 horas, no Museu do Rio Hid Alfredo Scaff. O Festival acontece de 06 a 08 de outubro também no Museu do Rio, congregando 24 grupos de diversas comunidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Poconé e Cáceres.

Seminário - A preparação para o 5° Festival de Siriri começou em abril com reuniões com os grupos numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura (realizadora do evento) com a Associação Mato-grossense dos Grupos de Siriri e Cururu. O objetivo da Prefeitura de Cuiabá na aplicação de sua Política Cultural é fomentar a organização e independência dos grupos de Siriri, valorizando uma das mais genuínas manifestações da Cultura Popular Mato-grossense.

Em maio, de 17 a 19, numa parceria com o Sebrae, aconteceu o 1° Seminário de Siriri e Cururu, com palestras e oficinas sobre Política Cultural, Dança, Instrumentos Musicais, Figurino, Produção Visual e Criatividade. As atividades aconteceram no Centro Cultural Silva Freire (Coxipó).

Caravana - Na Festa de São Benedito da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima (Nossa Senhora do Livramento), grupo formado facilitadores (mestres do saber) em diversos segmentos iniciaram a Caravana do Siriri.

Em três meses, oito comunidades em quatro municípios mato-grossenses receberam visitas de mestres do saber como D. Domingas, Seo Chico, Terezinha, Edilene, Prof. Jô, Anderson, Creuza, Matilde, Zé de Paula, Vera Capilé e Sônia Mazzeto. A escritora Luciene Carvalho acompanhou algumas caravanas como convidada, produzindo poemas sobre cada grupo.

Parceria – A realização do 5° Festival de Siriri é uma atitude de amor a Baixada Cuiabana que vem cada vez mais congregando parceiros, da promotora pública Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Cultura), o Governo do Estado (Conselho Estadual de Cultura), a sociedade organizada, como o Instituto Usina (que faz a campanha de valorização do bairro do Porto), o Sebrae (parceiro que está conjugando ao evento o 1° Festival Gastronômico de Cuiabá), a Fecomércio, o Senai e empresas como Crystal, Banco Real, O Boticário e Marajá. O Fórum de Turismo de Cuiabá e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também apóiam esta iniciativa.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273106/visualizar/