Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 14:24
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


Em dois anos e cinco meses de funcionamento, a Escola de Governo de Mato Grosso já capacitou mais de 14 mil funcionários públicos em cursos de pós-graduação, de informática, de educação profissional, educação superior e continuada, e ainda palestras, workshops e eventos. Somente de janeiro a julho deste ano foram 3.721 servidores capacitados.

Em 2006, a Escola de Governo ofereceu 18 cursos, formando 124 turmas de janeiro a julho, além de outros oito cursos em parceria e cinco oficinas de trabalho, seminários e conferência. No total, foram certificados 3.576 servidores e 145 professores e coordenadores de cursos. A Escola de Governo, que completou dois anos em janeiro deste ano, tem o objetivo não apenas de formar servidores, mas de potencializá-los, melhorando a gestão pública.

O diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, explicou que em sua visão, o mais importante é que a institutição surge num momento de valorização do servidor público. "Os nossos cursos têm dois grandes objetivos que é melhorar a qualificação do servidor no serviço público e de promover a progressão da carreiras. As duas coisas estão vinculadas. A grande diferença é que não são cursos por cursos, mas oferecem conhecimento aos servidores na área em que atuam, independente do nível de aprendizado", salientou.

De acordo com Balieiro, os números alcançados pela Escola só foram possíveis por meio de parcerias. O diretor acrescentou que com a Escola de Governo foi construída uma diretriz, criando uma política de formação e capacitação dos servidores públicos, dntro da política e do contexto de valorização. "Acredito que a Escola de Governo está só começando, se concretizando. Temos ainda uma série de propostas para serem colocadas em prática", completou.

O economista e superintendente adjunto de estudos fiscais da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), William Rangel de Moura, concluiu no final do ano passado a pós-graduação latu sensu em Gestão Pública, na Escola de Governo em parceria com a UFMT. Para ele, o curso mudou muita coisa no sistema de trabalho. “Estava há muito tempo afastado dos bancos escolares e com o curso estou tendo uma visão muito boa do trabalho que exerço. A monografia desenvolvida está intimamente ligada ao dia-a-dia. O tema foi sobre previsão e acompanhamento de receita pública”, explicou.

De acordo com William, este foi o primeiro curso que fez oferecido pela Escola de Governo e que são fosse deste modo não poderia ter feito, por questões financeiras. “Precisava aumentar minha escala salarial, precisava de um curso como esse para ser reenquadrado e veio na hora certa”, salientou. William pretende fazer outros cursos na Escola e com o sonho de poder fazer o mestrado na área, mas disse que toda especialização é bem-vinda.

Para o servidor público do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Administração (SAD), Luiz Mário de Almeida Brito, o curso que fez na Escola de Governo no ano passado, sobre Gestão de Pessoas, foi muito proveitoso. “Foi dentro da área de administração, dando mais conhecimento na área que exerço aqui na SAD, no RH”, explicou.

Servidor efetivo há 25 anos, este foi o primeiro curso que Luiz Mário fez na Escola de Governo, mas afirma que não será o último. “Aprendi muita coisa sobre leis e diretrizes orçamentárias do Estado, que não tinha conhecimento. Agora pretendo fazer mais cursos. Acho muito importante que a Escola de Governo ofereça esses cursos, para os servidores terem mais conhecimento da área governamental, no atendimento ao cliente, que é o próprio servidor público”, concluiu.

Entre os cursos oferecidos pela Escola de Governo está o de Pós-graduação em Inteligência Polícia, em parceria com uma parceira com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O curso teve início no dia 10 de julho deste ano, e é o primeiro curso do tipo a ser realizado no país, tendo a participação de policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273349/visualizar/