Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 05:57

    Imprimir


O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, acusou ontem o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Afonso Veloso de ter violado o sigilo bancário do empresário Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, apontada como principal empresa da máfia dos sanguessugas. A Procuradoria da República admitiu que Veloso, envolvido nas negociações com os Vedoin para a compra do dossiê com denúncias contra tucanos, pode ter invadido as contas do empresário e anunciou que abrirá investigação para averiguar a denúncia, que considerou "grave".

Expedito também é suspeito de ter violado o sigilo bancário do empresário Abel Pereira, ligado ao PSDB e ao ex-ministro tucano da Saúde Barjas Negri - acusados pelos Vedoin de envolvimento com o esquema de venda de ambulâncias superfaturadas.

Por meio de nota divulgada ontem, o BB (que afastou Veloso da diretoria de Gestão e Risco por conta do dossiê) afirmou que, na primeira etapa de auditoria interna, Afonso Veloso não acessou diretamente qualquer das contas bancárias das pessoas envolvidas no caso, entre julho e setembro deste ano. Um alto funcionário do banco estatal entrevistado pelo jornal O Estado de S.Paulo afirmou, no entanto, que ainda não há evidências para absolver ou condenar Expedido. A possibilidade de o ex-diretor ter acionado um subordinado para invadir as contas está sendo investigada.

Expedito acusou ontem Jorge Lorenzetti, churrasqueiro e integrante da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de coordenar a operação para comprar o dossiê dos Vedoin em nome do presidente do PT, Ricardo Berzoini. O ex-diretor do BB também teria revelado a interlocutores que coletou 15 cheques ao portador, supostamente pagos por Vedoin a Pereira, para anexá-los ao dossiê e comprometer Abel.

"Ele quebrou o sigilo e devia estar preso", declarou Gabeira, que diz ter ouvido do próprio Expedito que o ex-diretor recolheu os cheques supostamente depositados para Abel. Para o deputado, essa seria uma evidência de violação de sigilo bancário.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273453/visualizar/