Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 17:27

    Imprimir


Nove filmes brasileiros disputarão prêmios na 15ª edição do Festival de Biarritz, evento que, de terça-feira até domingo, transformará o balneário da costa basca francesa na capital dos Cinemas e Culturas da América Latina.

Proibido Proibir, de Jorge Duran, e O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues, estarão entre os 11 concorrentes ao Abraço, prêmio máximo da mostra, que contempla longa-metragens de ficção.

Na categoria curtas, Alguma coisa assim, de Esmir Filho, O Monstro, de Eduardo Valente, e O Diário Aberto de R., de Caetano Gotardo, competirão com outros nove filmes latino-americanos.

Entre os 15 documentários na disputa, os representantes brasileiros serão Meninas, de Sandra Werneck, Polícia Mineira, de Estevão Ciavatta Pantoja, Dia de Festa, de Toni Venturi e Pablo Georgieff, e Do Lado de Fora, de Paula Zanetti e Mônica Marques.

Este ano, o Festival de Biarritz homenageará o ator argentino Federico Luppi, exibindo seis filmes aos quais ele emprestou seu talento, dos históricos A Patagônia Rebelde (de Héctor Oliveira, 1974) e Tiempo de Revancha (de Adolfo Aristarain, 1981) até o recente El viento (de Eduardo Mignogna, 2005).

A seção "Retrospectiva" será dedicada ao cinema chileno dos anos 1970, enquanto a mostra paralela "Panorama", à criação cinematográfica centro-americana.

Na seção Pré-estréias, Biarritz terá no programa filmes latino-americanos que marcaram o ano cinematográfico francês, entre eles vários selecionados no último Festival de Cannes.

No total, a programação incluirá uma centena de filmes de todos os gêneros, dando um panorama da produção cinematográfica atual e permitindo rever algumas jóias do cinema da região.

Pelo segundo ano consecutivo, Biarritz sediará um Encontro de Jovens Diretores, destinado a colocar em contato jovens cineastas e profissionais capazes de ajudá-los a concluir seus projetos. Este ano, o encontro será dotado de um prêmio de 5 mil euros para o diretor premiado.

Mas além do cinema, sua viga mestra, os organizadores da mostra conceberam o festival como um reflexo da diversidade cultural latino-americana, e programaram, como fazem a cada ano, exposições de artes plásticas, concertos e debates sobre temas literários e sociais.

Os encontros literários reunirão a escritora colombiana Laura Restrepo, o argentino Mempo Giardinelli, o mexicano David Toscana e o cubano Eduardo Manet. Cada um deles terá um encontro com o público e todos participarão de uma mesa redonda com o tema "De amor e de sangue, o relato na América Latina hoje".

Entre as exposições programadas, a ambiciosa mostra "Uma Conquista da Arte da América Latina - Paixão e razão de um espírito construtivo" reunirá 130 obras de artistas de vários países, entre os quais Joaquín Torres García, Jesús Soto, Fernando Botero, León Ferrari e Rufino Tamayo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273530/visualizar/