Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 15:34
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, vai ao município de Tangará da Serra, no dia 27 de setembro, para desenvolver duas importantes ações na área da Saúde. Uma será a discussão do Pacto Pela Saúde/2006, que envolverá todos os municípios da região Médio Norte e Noroeste do Estado. A outra é a viabilização de uma grande ação casada, entre esses mesmos municípios, envolvendo órgãos federais, o Ministério da Saúde e o Estado, com sua estrutura, no enfrentamento à hantavirose.

Na ação específica sobre a hantavirose Augustinho Moro vai ao encontro das equipes do Ministério da Saúde, do Estado e dos municípios de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis no detalhamento da segunda etapa da pesquisa sobre a hantavirose, além de anunciar novas estratégias no campo da informação e de execução dos trabalhos do bloqueio epidemiológico da doença, seguindo orientações e normas da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde.

O secretário de Estado de Saúde explicou que o Estado tem desenvolvido várias ações diretas e de diferentes formas nas áreas do diagnóstico rápido da doença, possuindo médicos capacitados nos municípios de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. “Referenciamos o município de Tangará da Serra no atendimento hospitalar, o que nos está dando respostas rápidas quanto ao diagnóstico. Já no caso do município de Campo Novo do Parecis nós o instituímos como sede da pesquisa da hantavirose além de respaldá-lo nas medidas municipais no que se refere a prevenção, como na aplicação da Lei Municipal de número 006/2003, de 30 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a ocupação do solo e que estabelece medidas para proteger a população de contato com o rato que transmite a doença”, afirmou.

O secretário Augustinho ressaltou que “a Lei Municipal é um mecanismo de prevenção e já está sendo levada a todos os municípios da região, para adoção, porém há necessidade de ampliar mais as discussões no comprometimento da execução de ações efetivas, envolvendo os moradores para que possam contribuir na execução das ações. Sendo a hantavirose uma doença proveniente da área rural o nosso comprometimento é munir esses moradores de todas as informações necessárias quanto ao contágio, diagnóstico e prevenção e, acima de tudo, informar sobre a necessária utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) quando na execução de serviços na área agrícola”.

Na terça-feira (26/09) uma equipe de vários profissionais envolvidos com a pesquisa da hantavirose, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, segue para o município de Campo Novo do Parecis, para começar a segunda etapa da pesquisa, dentre eles o médico sanitarista da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Mauro Rosa Elkhovey, a médica do Ministério da Saúde, Noemia Cavolat, o técnico da área da hantavirose da Secretaria de Estado de Saúde, Aparecido Alberto Albuquerque, do Escritório Regional de Cáceres, do Instituto Evandro Chagas, do Pará, e da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

Pacto pela Saúde/2006

Em Tangará da Serra o secretário Augustinho Moro participará, também, da terceira discussão sobre o Pacto Pela Saúde 2006, de 27 a 29 de setembro, que acontece na Universidade Unitas do município. A reunião é de interesse dos representantes dos Conselhos Municipais de Saúde de 27 municípios que compõem as regionais de Diamantino, Juina, Juara e Tangará da Serra. A previsão é de que 54 conselheiros participem das discussões e entidades envolvidas com a área da Saúde e a população.

O Pacto Pela Saúde 2006 estabelece um conjunto de compromissos na saúde considerados prioritários, pactuado de forma tripartite e implementado por cada ente federado. Os compromissos deverão ser efetivados pelo Sistema Único de Saúde para garantir o alcance das metas preestabelecidas.

Já discutido em nível estadual o Pacto está, desde agosto de 2006, sendo debatido em fóruns municipais. Nestas discussões é considerado o Termo de Gestão Municipal, subsidiando-se os municípios para a futura assinatura do documento. A reunião sempre agenda as principais prioridades da região, no âmbito da Saúde. Até agora o único Estado que assinou o Pacto Pela Saúde 2006 foi o de Tocantins.

Estarão presentes, na reunião, além do secretário Augustinho Moro, a coordenadora de Integração Programática do Departamento de Apoio e Descentralização do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Pereira, a técnica Soraya Teixeira, do Ministério da Saúde, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Mato Grosso (Cosems), o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso, Edvande Pinto de França, a coordenadora do Grupo Técnico de Implantação e Implementação do Pacto Pela Saúde 2006 no Estado de Mato Grosso, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes, além de técnicos e palestrantes de vários departamentos da Secretaria de Estado de Saúde.

O calendário de reuniões para discussão do Pacto prossegue com uma reunião em Cáceres, de 17 a 19 de outubro, outra em Rondonópolis, de 30 de outubro a 1º de novembro, e termina em Cuiabá, incluindo todos os municípios da Baixada Cuiabana, de 20 a 22 de novembro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273553/visualizar/