Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 15:12
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Depois de dois dias de treinamento em Cuiabá, representantes de 19 municípios começam nesta segunda-feira (25) a preparar as equipes para fazer o inventário de oferta turística em suas regiões. A expectativa da secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis é que até o fim deste ano já se tenha um diagnóstico mostrando os atrativos, serviços e equipamentos que há em cada uma destas regiões. “Mato Grosso é riquíssimo e com dezenas de atrativos que ainda não foram descobertos. Este trabalho mostrará qual é a oferta e onde está”, enfatiza.

O técnico do Projeto de Inventário de Oferta Turística, do Ministério do Turismo, Cristiano Borges acrescenta que este trabalho servirá de base para o planejamento, investidores do setor e para pesquisa. “Assim terão uma visão do que já existe e dos segmentos que ainda demandam investimentos. Isso sem falar no turista. Com este levantamento, o visitante saberá exatamente o que a região oferece e quais são as opções de passeios e diversão”, explica.

Mato Grosso foi o quarto Estado a passar pelo treinamento e Borges garante que foi a turma mais animada. O projeto piloto do Inventário da Oferta Turística está sendo implantado no Rio Grande do Sul. “Teremos resultados já no fim deste ano”, garante o técnico. Já nos outros Estados como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Borges acredita que os primeiros dados começam a ser colocado no sistema de tabulação, que será feito através da internet, já no começo do próximo ano. “Estamos otimistas”, ressalta.

De acordo com a assessora de Projetos da Sedtur, Thais Quintão, o principal objetivo deste projeto é levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, instâncias de governança e a infra-estrutura de apoio ao turismo existente no Estado. “Estes dados serão utilizados como instrumento base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística”, explica.

A expectativa é envolver além dos 19 municípios em regiões distintas, mais cinco instituições de ensino superior, quatro estâncias de governança, 50 estudantes pesquisadores, 10 professores orientadores e 19 coordenadores. “As informações levantadas serão digitalizadas”, explica Thais.

No entanto, durante o treinamento, os mais otimistas eram participantes. Com animo renovado retornaram aos municípios de origem prontos para ‘colocar a mão na massa`. “Vou levar a metodologia de trabalho para os municípios de Alta Floresta, Novo Mundo e Paranatinga”, garantiu o estudante Wilson José Gorini.

Ele conta que na sua região há muitos atrativos, mas que a maioria está em propriedade particular. “Agora com o aval do Ministério do Turismo e da Sedtur ficará mais conversar com estas pessoas e saber exatamente o que existe”, avalia Gorini que garante aproveitar para ressaltar que em Guiratinga há o sítio arqueológico de Pedra Preta que único no Brasil. “É fantástico”, garante. “Isso sem falar que também temos em nosso município o maior painel de fitografuras do Brasil”, completa.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273557/visualizar/