Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 15:07
Por: Elaine Perassoli/Camila Tardin

    Imprimir


Os turistas e até mesmo os cuiabanos terão mais uma opção de passeio e lazer em Cuiabá. Um grupo de cerca de 100 pessoas inaugurou o primeiro circuito de Mato Grosso, do Projeto Caminhadas na Natureza. O trajeto está sinalizado e o oficial do Corpo de Bombeiro, Paulo Barroso, garantiu que a trilha é leve e que todos podem fazer. “O percurso é feito às margens do rio Coxipó e depois do Cuiabá. Os caminhantes terão contato direto com a natureza e, com um pouco de sorte, poderão até ver alguns pequenos animais”, explica.

O circuito é de aproximadamente 10 km passando pelo Horto Florestal, seguindo pelo Parque Estadual de Saúde Zé Bolo Flô até chegar na comunidade São Gonçalo Beira Rio. “O turista vai ver um pouquinho do que Mato Grosso oferece”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis. “O nosso Estado é muito rico e tenho certeza que em breve estaremos recebendo caminhantes do mundo inteiro para fazer as trilhas de Mato Grosso. Há opção para todos os gostos”, garante.

Segundo a assessora de projetos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Thais Quintão, ao fazer este caminho o turista terá oportunidade de conhecer um pouco da história de Cuiabá. “Ele passará por mangueirais e por comunidades tradicionais. Poderá apreciar um pouco da tranqüilidade cuiabana e descansar às sombra das árvores”, sugere.

Já a técnica Elizethe Castilho chama a atenção para o artesanato e ressalta que os caminhantes terão a oportunidade de conhecer uma comunidade que é tradicional na produção de peças feitas com cerâmica. “Tenho certeza que aqueles que se aventurarem por estes 10 quilômetros não vão se arrepender”, ressalta.

Já para o diretor municipal de Turismo, Jaime Okamura, a implantação desta trilha é uma forma de incrementar e agregar valores ao turismo de Cuiabá. “Como está tudo sinalizado com setas brancas indicando a direção correta fica fácil. Qualquer um pode caminhar a qualquer momento. Tenho certeza que aqueles que têm o habito da caminhada vão experimentar este novo caminho”.

Projeto em Mato Grosso

O projeto “Caminhadas na Natureza” é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia, na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) e que hoje tem como interlocutor nacional a associação “Anda Brasil”, no Rio de Janeiro. O Estado de Mato Grosso foi inserido, mês passado, no calendário Internacional de Caminhadas de 2007.

Atualmente as “Caminhadas na Natureza” acontecem em alguns Estados do Brasil, tendo como pioneiro o Rio de Janeiro. O projeto não é um evento competitivo. São caminhadas feitas por turistas nacionais e estrangeiros e por pessoas da comunidade onde o projeto é executado. O objetivo é estimular e promover o desenvolvimento local, além de ampliar a cultura do associativismo no ambiente rural, diversificar a oferta turística, estruturar os destinos e dar qualidade aos produtos turísticos rurais.

Os percursos irão variar de 8 a 12 km. Quem participa dessas caminhadas recebe uma caderneta, denominada caminhante, e que é carimbada em cada circuito – comprovando a participação no percurso. Os caminhantes poderão fazer os trajetos das 8h às 17h para que tenham validade na caderneta.

Cuiabá será a primeira contemplada com o projeto. No dia 8 de Abril de 2007, será realizado o Caminho dos Tropeiros. O próximo percurso será Os caminhos de Guimarães, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), no dia 20 de maio. Para o dia 27 do mesmo mês o circuito será em Poconé, denominado Caminhos do Pantanal. Neste caminho o percurso irá se estender também com um circuito até o município de Santo Antônio do Leverger, no dia 2 de Junho.

Em Nobres (146 km a Médio-Norte da capital) terão dois circuitos o Caminho Três Marias, dia 13 de maio, e o Caminho Bom Jardim, dia 13 de Outubro. Para os caminhantes que quiserem conhecer as belezas naturais do pólo Amazônia, o circuito Caminhos Floresta Amazônica, de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), será dia 15 de Julho. Em Barra do Garças o caminho Serra do Roncador ainda não tem data definida.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273558/visualizar/