Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 22:23
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso, acadêmicos e docentes ligados ao mestrado em Ciências Ambientais da Unemat discutiram o projeto de lei sobre a Política de Gestão do Pantanal. Os princípios, diretrizes e as atribuições do poder público para a preservação e o desenvolvimento da região foram os principais temas abordados no encontro, realizado hoje pela manhã (22.09), em Cáceres.

Na ocasião, profissionais da Sema expuseram a minuta do projeto de lei que será encaminhado à aprovação pela Assembléia. O secretário- adjunto da Sema, Luiz Henrique Daldegan, destacou a importância da participação da Universidade nesta construção, para que o projeto seja efetivamente aplicável e tecnicamente embasado. “A contribuição da Unemat é fundamental pois está dentro do Pantanal.

Tem um enorme potencial e, agora, com cursos em nível de mestrado teremos grandes pesquisas realizadas nesta área. A Unemat é uma grande parceira”, destacou Luiz Henrique.

A Unemat atua nos três biomas de Mato Grosso: cerrado, pantanal e floresta. “Este grupo de pesquisa reúne profissionais de todos os campi da Unemat e materializa a razão de ser da Universidade: a busca pela qualidade de vida da população”, lembrou o Reitor em Exercício da Unemat, Almir Arantes.

A coordenadora do curso de Mestrado em Ciências Ambientais, Carolina Joana da Silva, reforçou a importância da academia estar discutindo e participando dos debates para a construção da lei de Políticas de Gestão do Pantanal. “Apesar de jovens, nossos acadêmicos têm como intervir no destino do Pantanal e, ao mesmo tempo, as ações de pesquisa fortalecem a Unemat como uma Instituição que busca soluções para os problemas da região onde atua”.

O programa de Mestrado é desenvolvido no Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe) que, como o próprio nome sugere, localiza-se em uma ampla área na região de planície alagável do Pantanal Mato-grossense.

Políticas de Gestão do Pantanal Mato-grossense

A região de Pantanal representa 10% da área do Estado de Mato Grosso. Entretanto, não existem ainda leis em nível federal que regulamentem a proteção desta área. “É um ecossistema muito frágil. Temos que trabalhar no sentido de preservar esta área e garantir a atividade econômica na região. Algumas alternativas apontam para o turismo rural, contemplativo, com infra-estrutura para manter o equilíbrio ambiental”, declarou o secretário-adjunto, Luiz Henrique.

Na ocasião, o procurador do Estado, Carlos Teodoro Hirigaray, assessor da Sema e professor do Mestrado da Unemat apresentou a minuta do projeto de lei de Gestão do Pantanal Mato-grossense. Para além de uma visão ecológica limitada, a proposta trata dos múltiplos saberes regionais, buscando o desenvolvimento das potencialidades, o respeito à diversidade biológica e aos valores ecológicos, genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais, culturais e recreativos.

Para os 20 acadêmicos do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais foi um momento de troca de conhecimentos. Na ocasião, eles expuseram as pesquisas que vem desenvolvendo sobre a região do Pantanal por meio da pós-graduação stricto sensu. Posteriormente serão encaminhadas sugestões de alteração e possíveis melhorias no projeto de lei.

O Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe) funciona à Rua São Pedro s/nº, no antigo Clubinho 2000, no centro de Cáceres. Contatos ou mais informações pelo telefone (65)3222-1990, ou no www.unemat.br.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274008/visualizar/