Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 17:53

    Imprimir


Um pouco da famosa e caliente música caribenha poderá ser conhecido nesta sexta-feira (22.09) e no sábado (23.09), quando o grupo colombiano Gaiteiros de San Jacinto se apresenta no palco do Encontro Sul-Americano de Cultura Popular, na Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro. A apresentação é uma das várias atrações do encontro, que vem reunindo artistas dos países convidados e de estados brasileiros.

A apresentação desta sexta-feira será apenas para "afinar a voz e os instrumentos", brinca o percursionista Javier Fernandez, um dos integrantes. Na verdade o show dos Gaiteiros está programado oficialmente para sábado, mas como eles, que estão em Cuiabá desde quinta-feira, se dizem muito entusiasmados com a Literamérica e pediram para se apresentar também na noite de sexta-feira.

Os Gaiteiros de San Jacinto é um grupo que resgata as tradições da música regional e folclórica da Colômbia, em especial da cidade que o batiza, que fica no estado de Bolívar, na costa colombiana do Mar do Caribe. Também conhecido por Herencia Gaitera de San Jacinto, o grupo é herdeiro dos gaiteiros, percursionistas, poetas e artesãos. Não apenas as músicas, letras e danças, mas também os instrumentos, as vestimentas e acessórios, como o inseparável chapéu, mostram a tradição.

"Um índio da América e um escravo africano, uma flauta de milho e uma gaita deparam-se com os tambores africanos que são machos e fêmeas e dá-se início a uma tradição que atravessa a época colonial, guerras de independência e assiste ao nascimento da república: é a tradição dos Gaiteiros de San Jacinto", relata Liliana Gongora Rubio, membro e empresária do grupo.

Essa tradição, explica ela, foi transmitida de geração para geração e permanece sem maiores modificações até hoje. "A última grande formação e uma das mais autênticas foi precisamente a chamada ‘Os Gaiteiros de San Jacinto’, dos quais uns já morreram e outros, pela idade avançada, não podem mais tocar", explica ela.

Uma das poucas exceções é o maestro Juan Alberto Fernandez Pólo, de 79 anos, um dos remanescentes da última formação. "Juan Fernandez é um dos que se nega a abdicar de sua música e aposta com a vida todas as fichas para manter as tradições que dão identidade e dignidade a essa região do Estado de Bolívar", conta Liliana.

Os Gaiteiros é uma tradição familiar. Juan Fernandez é pai de Javier. Outro integrante é Gabriel Torregrosa Filho, cujo pai foi Gabriel Torregrosa, outro membro fundador da nova formação. O grupo, aliás, é formado por três gerações: José Diaz, neto de Juan e sobrinho de Javier também compõe o Herencia Gaitera.

Além do maestro Juan (voz líder) , de Javier (tambora), José (tambor alegre) e Gabriel flauta de milho e gaita hembra), o grupo é formado Jairo Herrera (gaita macho e maracá) e Jeiver Rodriguesz (tambor llamador).

As duas apresentações têm início às 19h30, no palco ao lado da praça de alimentação.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274032/visualizar/