Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 01:13
Por: Carolina Ruhman

    Imprimir


SÃO PAULO - Apesar das denúncias que atingiram em cheio a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as pesquisas mostram que a suposta compra de um dossiê contra o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, não afetou o quadro eleitoral. Em duas sondagens divulgadas nesta quinta-feira, 21, uma feita pelo Ibope e outra do Vox Populi, a oscilação tanto do petista quanto de Geraldo Alckmin (PSDB) acontecem dentro da margem de erro. No Ibope, Lula tem 49% das intenções e Alckmin 30%. O Vox Populi mostra o petista com 51% e o tucano com 27% dos votos.

O presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições no primeiro turno se as eleições fossem hoje. De acordo com pesquisa Ibope, Lula obteve 49% das intenções de voto, uma queda de um ponto percentual na comparação com a última pesquisa Ibope/Rede Globo, de 15 de setembro. Já Geraldo Alckmin (PSDB) cresceu 1 ponto percentual, passando de 29% para 30%. Em um eventual segundo turno, Lula venceria Alckmin por 52% a 37%, ante uma vitória de 53% a 37% da pesquisa anterior.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, ficou com 9%, e o candidato do PDT, Cristovam Buarque passou manteve uma votação de 2%. Ana Maria Rangel PRP) ficou com 1%. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não totalizaram 1%. Brancos e nulos somaram 5%, indecisos totalizaram 4%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

O cenário é ainda mais favorável para Lula no levantamento apresentado pelo Vox Populi. O presidente venceria as eleições no primeiro turno, de acordo com pesquisa Vox Populi, com 51% das intenções de voto, ante 50% da pesquisa anterior, divulgada em 1º de setembro. O tucano também cresceu dois pontos percentuais, passando de 25% para 27%.

A pesquisa do Vox Populi foi encomendada pela TV Bandeirantes, em parceria com a revista Carta Capital. A candidata do PSOL, Heloísa Helena, caiu de 9% para 6% das intenções de voto, mas o site da revista Carta Capital mostra a senadora com 5%. O candidato do PDT, Cristovam Buarque, passou de 2% para 1%. Os demais candidatos não apareceram. Brancos e nulos somaram 5%, indecisos totalizaram 10%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Avaliação positiva do governo em queda

Os eleitores também foram questionados sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 43% consideraram o governo bom ou ótimo, ante 49% da pesquisa anterior; 37% disseram que o governo era regular, ante 33%. Os que consideraram o governo como ruim ou péssimo ficaram em 19% e 1% não opinou.

Com relação à aprovação do governo Lula, passaram de 62% para 58% os que afirmaram aprovar a administração do petista, e cresceram de 32% para 36% os que não aprovam o governo. 7% não opinaram.

A pesquisa, registrada em 15 de setembro no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 18052/2006, foi contratada pela Rede Globo. A sondagem foi realizada nos dias 17 e 21 de setembro, com 3.010 eleitores de 203 municípios de todo o País.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274231/visualizar/