Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 17:34
Por: Brendha Caldas

    Imprimir


Um dos nomes mais marcantes da história da contabilidade em Mato Grosso, Aecim Tocantins, foi retratado na obra do também escritor, mestre em educação e presidente do Conselho Fiscal do Centro de Processamentos de Dados de Mato Grosso (Cepromat) Ivan Echeverria, que durante a Literamérica 2006 fez o lançamento do livro: Aecim Tocantins, da Contabilidade à Vida Pública, onde contou toda a trajetória pessoal e profissional da vida desse lendário da contabilidade.

Quando pensou em escrever a obra, Ivan tinha em mente fazer um resgate histórico da contabilidade no cenário mato-grossense, mas logo de início mudou de idéia e deu um sentido maior ao perceber que nos registros e documentos que coletava o nome de Aecim era sempre muito citado, e então assim, decidiu que deveria dar outro significado ao trabalho.“A pesquisa mudou de foco, pois Aecim tinha uma farta documentação que adentrava a vida pública de Mato Grosso”.- afirmou ele.

Depois desse primeiro momento que alterou toda a elaboração do livro, Ivan começou a investir na proposta de explorar a vida de Aecim para que a sociedade tivesse a oportunidade de conhecer um dos precursores da contabilidade no Estado, e a progressão de um contabilista. O único problema era tentar convencer Aecim, pois a princípio ele recusara. E logo em seguida começou a dar vida a obra.

Uma grande ajuda que o autor teve foi o material que o seu personagem possuía e que carregava consigo há anos. Aecim guarda todos os documentos que usou em apresentações no meio contábil. “Tenho guardado desde o início todos os depoimentos que proferir, que passa a constituir um manancial e que deram a essa obra uma amplitude maior, mostrando a participação do contabilista na vida pública do estado” - declarou Aecim.

Para o autor essa história de vida do seu personagem, é rica tanto em dados como em relatos. Segundo ele o nome de Aecim se faz presentes nos documentos mais relevantes do meio, como nas Cartas de Rondon, livro do senador Vilas Boas que faz várias referências a ele, arquivos da Santa Casa, entre outros. “Os caminhos de Aecim são de muitos sucessos e grandes trabalhos. Os funcionários têm por ele um enorme carinho. Não acho ninguém que faça críticas dele”, frisou Ivan.

Para Echeverria, além do fato de Aecim ser reconhecido por titular a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Ciências Econômicas Políticas Sociais, emprestar nome ao maior complexo poliesportivo de Mato Grosso, ele agora ganha um destaque a mais com o lançamento do livro, onde passar a ter sua imortalidade.

O livro é rico em informações sobre o meio contábil em Mato Grosso. Há um capítulo todo dedicado aos membros da classe, como Manoel Pouso Figueira e José de Carvalho que também são homenageados.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274280/visualizar/