Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 09:19
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O livro “Conhecendo a Geografia de Mato Grosso” será apresentado às 15h, desta sexta-feira, no estande da editora TantaTinta na Literamérica –2006 Feira Sul-americana do Livro. A obra é de autoria da professora Ivane Inez Piaia, que estará presente em tarde de autógrafos da obra voltada para o ensino fundamental. A proposta é dar ao professor instrumentos para trabalhar a geografia regional de forma prazerosa e atrativa.

O livro segue os preceitos da Geografia Crítica, que vê a organização do espaço geográfico como fruto do trabalho humano. “Essa linha da geografia defende que é através do trabalho que os homens interagem com o meio, criam e organizam as suas condições de sobrevivência, desenvolvimento material, suas referências pessoais e seus sistemas de valores”, explicou ela.

O livro tem como fio condutor o diálogo e explicações de uma professora e sua turminha de alunos, complementados por textos explicativos específicos do assunto em questão, exercícios, dicionário técnico de palavras novas ao universo infantil. Conta ainda com fragmentos de textos publicados em jornais e revistas, sugestões de atividades para a sala, fotos e ilustrações simpáticas e exclusivas.

Lançada em 2003, a obra já é sucesso de vendagem. Foi adotada por 21 escolas particulares em Cuiabá e Primavera do Leste e pela Prefeitura Pontes e Lacerda.

A falta de livros que oferecessem informações atualizadas sobre a geografia de Mato Grosso levou a professora Ivane a escrever seu livro, fruto de sua pesquisa de Mestrado sobre como se ensinava Geografia de Mato Grosso nas escolas. “Para ensinar geografia o professor tinha que pesquisar em inúmeras fontes, colher fragmentos de informação”, conta ela. “Dava muito trabalho e os dados eram desconectados entre si.”

Em “Conhecendo a Geografia de Mato Grosso”, a autora mostra de que forma temas como relevo, vegetação, ocupação territorial, história se interligam, deixando o conhecimento mais natural e fácil para o aluno. O meio ambiente é um tema sempre presente, sendo associado a todos os demais aspectos estudados. “Isso facilita o trabalho do professor e dá ao aluno o prazer de aprender geografia”, finaliza a autora.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274415/visualizar/