Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 16:30

    Imprimir


O promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais, Joelson de Campos Maciel, protocolou ontem pedido de providências para que Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) crie plano emergencial de transferência dos reeducandos que cumprem pena na Colônia Penal Agrícola de Palmeiras, em Barão de Melgaço (121 quilômetros de Cuiabá).

O documento foi encaminhado à juíza da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, Nilza Maria Pôssas de Carvalho. Nele, o Ministério Público Estadual (MPE) requer informações à Sejusp sobre as providências a serem tomadas para viabilizar a mudança dos presos, uma vez que a unidade foi parcialmente interditada na semana passada. O prazo estipulado pelo MPE é de 48 horas para recebimento da resposta da Sejusp.

Desde junho de 2006, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pelo direito de progressão de regime aos condenados por crimes hediondos, o promotor já previa o aumento de demanda de vagas no presídio de Palmeiras. A partir da data, tenta que a pasta providencie alternativa para acolher os reeducandos do semi-aberto, considerando que Palmeiras é o único que para este fim no Estado.

A decisão sobre a interdição de Palmeiras é do juiz de Santo Antônio do Leverger, Lídio Modesto da Silva Filho. Ele atendeu pedido da promotora de Justiça daquela Comarca, Julieta do Nascimento Silva. Conforme a determinação, a Sejusp não poderá enviar novos reeducandos à unidade, salvo casos de extrema necessidade e com autorização judicial.

A ação de Julieta foi embasada em laudo pericial realizado por engenheiros do MPE. O documento atestou que apenas um terço dos 119 reeducandos de Palmeiras poderiam ser abrigados adequadamente no local. O restante, em torno de 80 internos, deve ser transferido para outras unidades prisionais do Estado.

A perícia foi realizada no final de julho. Os engenheiros recomendaram a reforma geral no presídio. Um exemplo é a ponte que dá acesso às casas onde residem os reeducandos. Está esburacada, pondo em risco à vida dos moradores, inclusive crianças que vivem ali com os pais. Relatam que, além dos problemas na estrutura física, os internos vivem em local insalubre, com condições sanitárias ruins e esgosto exposto.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274535/visualizar/