Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 14:45

    Imprimir


Uma consulta popular deve ser alvo de discussões para a criação e instalação do campus da UNEMAT - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Colniza. A proposta partiu dos deputados José Riva e Eliene Lima, ambos do PP. A matéria tramita na CCJ depois de ter sido lida em Plenário no último dia 13. Pelo projeto, os cursos a serem oferecidos pelo campus da UNEMAT, em Colniza serão definidos após ampla pesquisa junto à clientela educacional, observando as peculiaridades culturais e históricas regionais.

“Inúmeros são os exemplos de localidades que sofrem pela falta de profissionais de nível superior nas mais diversas áreas, tendo em vista a distância dos grandes centros e o alto valor dos cursos oferecidos pelas universidades particulares”, observou Riva.

Segundo o deputado, o pleito tem como objetivo tornar possíveis as condições para formar profissionais e atender as carências dos diversos setores profissionais do município e região norte.

Para Eliene, o campus da UNEMAT proporciona o acesso a cursos de nível superior àqueles que não têm condições de arcar com despesas de mudança para outra cidade que disponha de faculdades. “Daí a necessidade de se criar a UNEMAT em Colniza, com um mínimo de cursos, inicialmente, a serem escolhidos pela comunidade local”, disse Eliene.

Os parlamentares apresentaram também, um projeto de emenda à Constituição Estadual nº 010/2006, no qual pedem modificação à redação do Artigo 246, da Constituição Estadual, que passará, uma vez tendo sido aprovada, a responsabilidade do Estado para aplicar anualmente, 2,5% (dois e meio por cento) da Receita Corrente Líquida do Estado de Mato Grosso, na manutenção e desenvolvimento da UNEMAT.

“A iniciativa visa garantir recursos para procurar facilitar o acesso à formação acadêmica de nível superior aos jovens mato-grossenses”, afirmou Riva.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274590/visualizar/