Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 12:12

    Imprimir


A multimilionária americana de origem iraniana Anousha Ansari chegou hoje à Estação Espacial Internacional (ISS), onde passará nove dias que, segundo os especialistas russos, servirão para potencializar a demanda pelo turismo espacial.

Acompanhada pelo cosmonauta russo Mikhail Tyurin e pelo astronauta americano de origem espanhola Michael López-Alegria, Ansari chegou à ISS na nave russa Soyuz TMA-9 após dois dias de vôo, nos quais a nave deu mais de 30 voltas em torno da Terra.

A Soyuz TMA-9 se acoplou ao módulo Zvezda da ISS automaticamente às 2h21 de Brasília, três minutos antes do previsto. Durante a manobra, Ansari, López-Alegria e Tyurin vestiram seus trajes espaciais, conforme as normas de segurança.

Na sede do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE), nos arredores de Moscou, parentes da turista e dos astronautas aplaudiram a acoplagem, vista por imagens do espaço recebidas ao vivo.

Após a verificação dos sistemas de engate e da pressão entre a nave e a ISS, as escotilhas foram abertas e Ansari, López-Alegria e Tyurin entraram na estação.

López-Alegria e Tyurin deixaram Ansari entrar na plataforma primeiro. A americana foi recebida pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter, integrantes da expedição ISS-13.

Após se cumprimentarem, os seis ocupantes da ISS fizeram uma sessão televisiva com o CCVE, na qual receberam os parabéns de seus familiares e de representantes das agências espaciais Roscosmos (russa) e Nasa (americana).

Uma reportagem da televisão russa mostrou Ansari conversando com o marido e a irmã, além de López-Alegria falando com a esposa e o filho de sete anos.

Após a videoconferência, os ocupantes da ISS comeram um prato quente pela primeira vez em dois dias - o que não puderam fazer na viagem de ida à estação espacial.

Segundo o programa de vôo, Ansari permanecerá na ISS por nove dias, o que é um recorde, pois os últimos três turistas ficaram apenas oito dias na estação espacial.

Ansari, especialista em telecomunicações, deve fazer experimentos para a Agência Espacial Européia (ESA) e para o consórcio aeroespacial russo Energia.

A turista americana também fará sessões com rádio-amadores de todo o mundo, entrevistas pela internet, tirará fotos e gravará em vídeo os momentos mais importantes de sua permanência na estação.

Enquanto isso, os astronautas prepararão a substituição das expedições, verificando estoques, fazendo inspeções técnicas e outras formalidades.

Tyurin e López-Alegria, integrantes da ISS-14, substituirão Vinogradov e Williams, que permaneceram seis meses na plataforma.

Reiter, que chegou à ISS no ônibus espacial Discovery em julho, ficará a bordo e será integrado como terceiro tripulante da ISS-14.

Durante sua estadia, a expedição ISS-14 realizará quatro caminhadas espaciais e cerca de 44 experimentos científicos, alguns deles pela primeira vez.

Em uma dessas caminhadas, Tyurin deverá lançar uma bola de golfe com um taco especial para um anúncio publicitário de uma empresa canadense de artigos esportivos.

Além disso, a ISS-14 deverá receber duas naves americanas e acoplar duas naves de carga russas Progress.

Enquanto isso, especialistas russos disseram em entrevista coletiva que a falha detectada há dois dias em um dos sistemas de geração de oxigênio - que produziu um cheiro estranho dentro da ISS - não teve nenhum tipo de conseqüência.

"Atualmente, a atmosfera na ISS é normal e há oxigênio mais que suficiente para todos seus tripulantes", afirmou Nikolai Sevastianov, diretor do consórcio russo Energia, construtor dos módulos russos que integram a estação espacial.

Sevastianov acrescentou que os astronautas desligaram o sistema que estava ruim e que, agora, respiram oxigênio de reserva em tanques. Segundo o construtor, eles podem usar também cápsulas que produzem oxigênio por ignição.

Por sua parte, Alexei Krasnov, chefe do programa de vôos tripulados do CCVE, afirmou que a viagem de Ansari será um marco no desenvolvimento do turismo espacial, e que a empresária tem direito a fazer uma segunda viagem espacial em 2008.

"A viagem de Ansari estava programada para 2008 e, se ela quiser, poderá repetir essa aventura", afirmou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274627/visualizar/