Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 21:10
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vão realizar o curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos.

O curso com carga horária de 380 horas/aula terá a duração de um ano e será direcionado aos funcionários públicos do quadro permanente das instituições pertencentes ao Sistema de Segurança Pública, comunidade em geral, portadores de diploma de nível superior e, preferencialmente, aqueles envolvidos com as questões ligadas à segurança pública e direitos humanos.

Para viabilizar a sua realização, o Ministério da Justiça credenciou na semana passada 22 universidades públicas e particulares, formando a Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública (Renaesp), através do qual o curso será oferecido gratuitamente. Em Mato Grosso a instituição credenciada foi a UFMT que através do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade – Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVC) coordenará o curso.

O objetivo da rede nacional, de acordo com a secretária adjunta de Planejamento e Modernização da Sejusp, Thais Camarinho “é melhorar a qualificação dos profissionais da área transformando o policial em um agente de segurança. Queremos que nossos policiais estejam habilitados a desempenhar bem o seu serviço”.

Para Mato Grosso serão disponibilizadas 40 vagas que serão distribuídas para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Guarda Municipal. A previsão de início do curso é no dia 20/11 com término em 2007. As aulas irão focalizar questões ligadas aos direitos humanos, violência de gênero, liberdade de orientação sexual, enfrentamento da homofobia e igualdade racial.

Além de ser integrante das instituições do quadro da segurança pública os interessados em participar do curso terão que obedecer os critérios de seleção já definidos: ter graduação em nível superior com validade reconhecida no Brasil e deverão apresentar, além da documentação exigida – ficha de inscrição, histórico escolar de graduação e documentos pessoais -, um pré-projeto dentro das seguintes linhas de pesquisa, problema das políticas e da segurança pública no Brasil, sociedade, poder e cultura no Brasil, direitos humanos e segurança pública.

O pré-projeto de pesquisa deverá ter, no máximo, 05 (cinco) laudas (capa, introdução, objetivo geral e específico, metodologia e bibliografia) e deverá ser formatado dentro das normas vigentes da ABNT, conforme área de concentração e linhas de pesquisas estabelecidas. Os candidatos que tiverem seus pré-projetos selecionados serão convocados para uma entrevista.

Além das vagas destinadas aos policiais, 10 vagas poderão ser preenchidas por portadores de diploma de nível superior que não atuam profissionalmente na área da Segurança Pública, preferencialmente, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais, dentro dos mesmos critérios estabelecidos para a seleção. Desse total 5% serão destinados aos servidores do quadro permanente da UFMT e 5% para atendimento à comunidade carente.

Renaesp

A Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública lançada em Brasília é o credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para a promoção de cursos de especialização (Lato Sensu), em Segurança Pública.

O objetivo é difundir entre os profissionais da área e, deste modo, entre as instituições em que trabalham, o conhecimento e capacidade crítica necessários à construção de um novo modo de fazer segurança pública, compromissado com a cidadania, os Direitos Humanos e a paz social.

Fazem parte da rede nacional universidades públicas e particulares do Distrito Federal e mais 15 estados (MT, SE, CE, LPI, RN, BA, PE, PR, AM, PA, MG, SP, RJ, ES e RS). A iniciativa pretende mudar o perfil do policial tendo como instrumento a Matriz Curricular Nacional, adotada pelas academias de policia de todo o pais e um referencial para as atividades de formação em Segurança Pública.

O objetivo da Senasp com a implantação da rede nacional é especializar 1.600 profissionais de Segurança Pública a cada ano.

Outras informações sobre o curso de Pos-Graduação “Lato Sensu” em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos pelos telegones 3615 8478, do Instituto de Ciências Humans e Sociais da UFMT ou na Assessoria de Imprensa da Sejusp, fone: 3613 5518, ou no site www.seguranca.mt.gov.br.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274793/visualizar/