Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 18:55

    Imprimir


Além do Japão, a Petrobras está analisando oportunidades de compra de refinarias na Espanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, informou o diretor internacional da estatal, Nestor Cerveró.

Segundo ele, a China também havia sido cogitada, mas problemas regulatórios impediram o avanço de negociações.

"Não compensava (na China) pela dificuldade de regulação, mas isso não quer dizer que mais à frente não haja possibilidade", disse Cerveró a jornalistas durante assinatura da compra de metade da refinaria de Pasadena, localizada em Houston.

Ele informou também que a Índia convidou a Petrobras para analisar oportunidades de aquisição de refinarias naquele país.

Cerveró disse que existe chance de aumento de refino nos Estados Unidos já que a produção pela Petrobras no país também tende a crescer.

A Petrobras assinou nesta terça-feira o contrato de compra de 50 por cento da refinaria de Pasadena, por 360 milhões de dólares.

A capacidade da planta é para processar 100 mil barris diários de petróleo e a Petrobras, junto com a outra sócia da unidade, a norte-americana Astra, estuda a duplicação da capacidade da refinaria para 200 mil barris diários, um investimento de 2 bilhões de dólares que seria repartido igualmente entre as duas empresas.

A Petrobras atualmente refina 1,9 milhão de barris diários de petróleo, sendo cerca de 150 mil barris no exterior. De acordo com o plano de negócios da empresa, até 2011 estará refinando 3,2 milhões de barris de petróleo, sendo 500 mil no exterior.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274813/visualizar/