Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 14:40
Por: Coracy Lima

    Imprimir


Apresentações especiais da bailarina Carolina Neves e da dançarina Polímnia Garro marcam a abertura do Festival Mato-grossense -8º Encontro da Dança, nesta terça-feira (19.09), às 20 horas. O evento realizado pela Associação dos Profissionais da Dança de Rondonópolis (Aprodaro), com direção geral da bailarina e coreógrafa Sarah Jane Ereio Venâncio e direção executiva de Paulo César Venâncio, abre espaço na primeira noite para as crianças e adolescentes que disputam o Concurso Interescolar, idealizado como alternativa para estimular a arte da dança junto à comunidade escolar e despertar novos talentos.

Cerca de 600 bailarinos e dançarinos participam do Festival que acontece no Centro Esportivo Marechal Rondon, na região central da cidade. Graças ao patrocínio do Conselho Estadual de Cultura e o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura do Estado, o Festival oferece entrada gratuita para toda a comunidade interessada em assistir o espetáculo de dança que reúne desde artistas de renome internacional, como o dançarino Carlinhos de Jesus, até as crianças das comunidades mato-grossenses que estão descobrindo o talento para a arte através do Concurso Interescolar, idealizado e coordenado pela professora Edith Pereira Barbosa.

Carolina Neves que se consagrou como a melhor bailarina nos principais eventos de dança do País, em 2006, faz a apresentação de variação feminina Esmeralda, ao som da música de Pugni e coreografia de Marius Petipa. Ela se apresenta também com a coreografia Nemoja da coreógrafa Patrícia Leite. Carolina Neves se destaca como um dos principais talentos do Centro de Dança Rio, do Rio de Janeiro (RJ). A dançarina Polímnia Garro que dedica a carreira à sensualidade da dança do ventre e já se apresentou em vários países árabes, sobe ao palco do Festival Mato-grossense para fazer uma apresentação especial da Bellydance de São Paulo (SP) interpretando a coreografia de Men Yegoul.

O grupo especial do Concurso Interescolar reúne os concorrentes das escolas Maria Dallafiora Costa, da cidade de Primavera do Leste, nas categorias infanto-juvenil e júnior. As coreografias vôo e despedida foram desenvolvida e preparadas por Sandra Furtado. A Escola Municipal 1º de Maio, do Parque Universitário, em Rondonópolis, tenta conquistar mais um título com a coreografia “Deus salve a América”, desenvolvida pelo presidente da Aprodaro Erlan Pereira. A Escola Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva, da vila Olinda, disputa o Concurso na categoria sênior com a coreografia “reflexo da alma” também desenvolvida por Erlan Pereira.

Na categoria Junior disputa ainda a Escola Estadual Renilda Silva de Moraes com a coreografia “o homem de pedra” da professora Aline Barreto. O figurino do grupo é criação de Aline Barreto e Lucia Helena Magossi. A Escola de São José do Rio Claro, interior do Estado, disputa o concurso na mesma categoria com a coreografia “tranças vermelhas”, desenvolvida por Márcia Aparecida Alexandre, responsável também pelo figurino. As apresentações dos competidores serão intercaladas pelas mostras da Academia Líder de Artes, com a coreografia “do nosso jeito”; do Ballet da Fundação André Maggi com a coreografia “pastoras de Marzipã” de Marius Petipa e adaptação de José Ramos; e do Grupo Rajaa com a coreografia Arabian Dance de Lúcia Lima Mahasin.

A mostra programada para o segundo dia do evento reúne 16 apresentações na quarta-feira. Se apresenta novamente a bailarina Carolina Neves do Centro de Dança Rio; La Scalla Academia de São José do Rio Claro; Charme Dance de Cáceres (MT); Academia Líder de Artes; Grupo de Dança Country Comitiva Santo Antônio, de Cáceres; Grupo Rajaa; Projeto Irmão Sol Irmã Lua de Primavera do Leste; Grupo de Dança Kolping de São José do Povo; Grupo Entre Corpos; Grupo Puro Swingue; Academia Passo a Passo de Dança de Salão; e o Grupo World Dance da Academia Genoveva.

A Academia Líder de Artes apresenta quatro coreografias na quarta-feira. A mostra competitiva acontece no período de 21 a 23 de setembro. O secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira, e o secretário de Esporte, Cultura e Lazer do Município, Renato Marcelino Dolce de Souza, marcam presença na solenidade de abertura do Festival Mato-grossense, nesta terça-feira, às 20 horas. O evento conta com o apoio cultural da prefeitura local, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município.

Contato para maiores informações: (66) 9953.9368





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274885/visualizar/