Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 06:20

    Imprimir


O dirigente mexicano, Vicente Fox, acusou na segunda-feira o líder venezuelano, Hugo Chávez, de se intrometer nos assuntos do México ao apoiar as alegações de fraude eleitoral e se recusar a reconhecer o presidente eleito Felipe Calderón.

"Acreditamos que o senhor Chávez está interferindo e dando uma opinião sobre as questões mexicanas que não lhe diz respeito", disse Fox em viagem a Nova York.

Chávez disse em uma entrevista à televisão durante o fim de semana que o candidato de esquerda do México, Andrés Manuel López Obrador, foi "roubado" na eleição presidencial de 2 de julho, a qual ele perdeu por menos de um ponto percentual.

López Obrador diz que autoridades eleitorais e o governo fraudaram os resultados, mas um tribunal descartou sua acusação e declarou Calderón como vencedor das eleições.

Chávez disse que não reconhece Calderón, que já foi ministro da Energia no governo Fox, como o próximo presidente do México.

México e Venezuela retiraram os respectivos embaixadores dos dois países no ano passado, em uma disputa depois que Chávez chamou Fox de um "cãozinho" dos Estados Unidos, por defender as políticas comerciais de Washington na América Latina.

O chanceler mexicano disse que iria rever suas relações com Caracas depois dos últimos comentários de Chávez, mas o chanceler Luis Ernesto Derbez disse que o México não romperia os laços diplomáticos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274989/visualizar/