Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 03:25

    Imprimir


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje à ministra de Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, que o novo Governo de coalizão nacional na Autoridade Nacional Palestina (ANP) trabalhará pela paz e, portanto, deve ser aceito como interlocutor de Israel.

Numa reunião nesta madrugada, em Nova York, onde os dois vão participar do 61º Período de Sessões na Assembléia Geral da ONU, Abbas tentou convencer Livni a não boicotar o novo Governo, informou a imprensa local.

É a primeira reunião entre dois líderes nos últimos quatro meses.

As duas partes consideraram o encontro de 90 minutos "produtivo".

"Foi uma reunião muito, muito positiva. Falamos de tudo", disse brevemente o presidente da ANP à imprensa. Livni disse que a conversa foi "importante e construtiva". Mas se negou a revelar em detalhes o conteúdo.

"Falamos da situação no terreno na ANP e dos próximos passos", contou.

Para a ministra, "o mais importante neste momento para Israel é a libertação incondicional de Gilad Shalit", o primeiro soldado israelense seqüestrado.

Embora Israel exija a libertação incondicional, na realidade aceita uma troca com os palestinos, segundo confirmou ontem o presidente egípcio, Hosni Mubarak, mediador nas negociações.

Abbas prometeu a Israel "o esforço máximo" para garantir a libertação.

Em relação ao novo Governo da ANP, formado pelos movimentos Fatah e Hamas, a ministra israelense expressou sua oposição. Para ela, "o Hamas fará o processo retroceder 60 anos".

As duas partes também falaram sobre um encontro entre Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert. Mas não marcaram uma data.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275002/visualizar/