Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 22:44

    Imprimir


Técnicos contratados pelo TSE e supervisionados pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Informática) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizam nesta terça-feira (19/09), a partir de 14h, no pátio interno do prédio do TRE/MT, teste com os kits de transmissão que serão utilizados para envio, via satélite, dos resultados seções eleitorais localizadas em regiões ou locais de difícil acesso à comissão totalizadora de votos, em Cuiabá.

Essa operação permitirá que a totalização dos votos do Estado seja encerrada no mesmo dia da votação. Em princípio, os kits servirão para a transmissão dos resultados de 409 seções, cujos locais de votação ficam em municípios distantes das sedes de Zonas eleitorais ou em locais específicos, com aldeias indígenas.

Os kits de transmissão são compostos por um computador portátil e um telefone celular via satélite. Serão operados por técnicos especialmente contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O uso dos equipamentos também vai ocorrer em Estados como Amazonas e Pará.

De Mato Grosso vai ocorrer a transmissão de resultados das seções que historicamente somente chegavam nos computadores da Comissão Totalização de Votos cinco horas após a conclusão da votação, ou seja, após 22h. Entre essas seções, estão aquelas cujos resultados somente eram oficialmente conhecidos no dia seguinte, ou seja, isquetes com resultados que dependiam de transporte aéreo entre o local de votação e o Cartório Eleitoral, ponto tradicional de transmissão para o TRE/MT.

A conclusão da apuração no mesmo dia da votação é uma das principais metas do presidente do TRE/MT, desembargador Antonio Bitar Filho. Para tanto, ele reclamou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a contratação para Mato Grosso do serviço de telefonia celular via satélite. Estados como o Amazonas já usaram com sucesso o sistema nas eleições passadas. "Se tudo der certo vamos terminar as eleições no Estado, pela primeira vez em nossa história, no mesmo dia da eleição", tem assinalado Bitar.

Segundo Ailton Lopes dos Santos Junior, coordenador de Infraestrutura Computacional da Secretaria de Tecnologia da Informação e responsável pelo, os testes servirão para que os técnicos verifiquem o funcionamento dos aparelhos (notebook e celulares) e também para simular o envio de informações para os computadores do Tribunal.





Fonte: TRE/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275030/visualizar/