Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 22:13

    Imprimir


Escolas públicas e particulares de Mato Grosso devem ficar em alerta. A partir do próximo dia 25 de setembro estarão abertas as inscrições para a segunda edição do Parlamento Mirim que vai eleger 24 parlamentares mirins para atuarem como deputados mirins por um ano.

De acordo com o calendário definido em reunião na última sexta-feira (15), as escolas têm de 25 de setembro até 25 de outubro para inscrever o aluno e o respectivo projeto na Assembléia Legislativa. A comissão julgadora vai anunciar os eleitos em 7 de novembro e estes tomarão posse em 23 de novembro.

Este ano, no período entre a data de anuncio dos 24 novos deputados haverá diversas atividades de interação entre os atuais e os novos parlamentares. “Faremos uma transição para que possamos repassar aos novos deputados as experiências que adquirimos neste ano”, disse a presidente do Parlamento Mirim, deputada mirim Ingrid Daiane Silva, do Partido dos Direitos Humanos - (aluna da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes).

A coordenadora do projeto, Isis Catarina, lembrou que os parlamentares mirins eleitos para a segunda legislatura serão empossados pelos parlamentares mirins da primeira legislatura. Ela lembrou ainda que os interessados em participar podem obter mais informações e ter acesso a íntegra do regulamento no site da Assembléia Legislativa o www.al.mt.gov.br/parlamentomirim.

Para participar e ser eleito Parlamentar Mirim o aluno deve estar matriculado e freqüentando regularmente a escola. Deve apresentar um projeto de lei, executável, nas áreas a serem designadas pela comissão organizadora. Todo o corpo escolar – alunos, funcionários, e os pais -podem contribuir com a idéia a ser defendida pelo aluno. A escola pode apresentar mais de um projeto. Um desses projetos poderá se tornar lei no Estado.

Além do projeto, o aluno deverá defender um partido político que ele comporá dependendo do tema de seu projeto. Os partidos serão temáticos podendo ser: da Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde; Segurança Pública e Transporte.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Na primeira edição do parlamento mirim, realizada em 2005 participaram alunos de 5ª a 8ª séries, das escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo 70 projetos foram apresentados e 24 foram selecionados seguindo pré-requisitos como as condições de execução, racionalidade da idéia e contextualização dentro os 12 temas propostos pela Assembléia Legislativa.

Como acontece no parlamento estadual, os deputados mirins foram aglutinados em partidos, neste caso, partidos temáticos. Para a escolha do tema que norteou o projeto, o aluno recebeu 12 propostas: Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde; Segurança Pública e Transportes.

O tema central do seu projeto é que o remeteu ao partido temático. Assim, as bancadas parlamentares são: Partido da Educação (6 deputados), Partido do Meio Ambiente (4 deputados), Partido da Cultura (4 deputados), Partido dos Direitos Humanos (4 deputados), Partido da Saúde (2 deputados), Partido dos Esportes (01 deputado), Partido da Agropecuária (01 deputado), Partido da Defesa do Consumidor (01 deputado) e Partido da Segurança Pública (01 parlamentar). ELEITOS

Confira os nomes dos eleitos e a composição por partidos

PARTIDO DA EDUCAÇÃO 1- Suzany de Medeiros Siqueira, aluna da 8ª série do Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá.

2- Otávio Lobo Cavalcante, 5ª série da Escola Alcebíades Calháo de Cuiabá.

3- Louise Rodrigues Borges, 8ª série do Colégio Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller em Cuiabá. 4- Marcela Maria de Jesus, 6ª série da escola Estadual Salim Felício em Cuiabá.

5- Anderson Ribeiro Santos, 7ª série, Escola Municipal Lúcia Leite Rodrigues, Várzea Grande.

6- Laura Cristina de Almeida, 7ª série, Escola Municipal Júlio Correa da Costa, Várzea Grande.

PARTIDO DO MEIO AMBIENTE 7- Laíza C. de Almeida Figueiredo, da escola de educação Básica Diva Hugueney de S. Bastos em Cuiabá.

8- Fernanda Simione, 7ª série, Educandário Espaço do Saber em Cuiabá. 9- Vinicius Alexandre Leão Martins, 7ª série, Escola estadual Presidente Médii em Cuiabá.

10- Laura Olívia dos Santos, Escola Estadual Joaquim Cerqueira Caldas, Cuiabá.

PARTIDO DA CULTURA 11- Roberta Aparecida Campos Rolon, 7ª série, Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, Cuiabá.

12- Melisa Rodrigues da Silva, 8ª série, Escola Estadual professora Ângela Jardim Botelho, Várzea Grande.

13- Diego Almeida Sabbadini, 6ª série, Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Várzea Grande.

14- Keity Nathany da Silva Soares, 7ª série, Escola Municipal Benedita Bernardina Curvo, Várzea Grande.

PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS 15- Luis Eduardo Duque Amorim, 7ª série, Escola Estadual 25 de abril em Cuiabá.

16- Ingrid Daiane Silva, 8ª série, Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá.

17- Fabrícia Ferreira de Sousa, 8ª série, Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, Várzea Grande.

18- Júlio César Costa Santos, 8ª série, Escola Estadual Nadir de Oliveira, Várzea Grande.

PARTIDO DA SAÚDE 19- Michele Rosa de Melo, 7ª série, Escola Municipal Padre Luis Maria de Várzea Grande.

20- Michele Carolina dos anjos Brandão, 6ª série, Escola Municipal Napoleão José da Costa, Várzea Grande.

PARTIDO DOS ESPORTES 21- Kisla Teixeira Gomes, 8ª série, Centro Educacional Luzes do Saber, Cuiabá.

PARTIDO DA AGROPECUÁRIA 22- Cezari Augusto de Oliveira Costa, 8ª série, Escola Estadual Licínio Monteiro, Várzea Grande.

PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR 23- Júlio César de S. Araújo, 7ª série, Escola Estadual Newton Alfredo de Aguiar, em Cuiabá.

PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA 24- Jéferson Manaus Maciel, 5ª série, Escola Estadual Fenelon Muller, Cuiabá.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275034/visualizar/