Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 04:08

    Imprimir


O incêndio que atingiu o Parque Nacional da Serra da Canastra, na região centro-oeste de Minas, destruiu aproximadamente 60% da área regularizada de reserva natural. Levantamento preliminar do Ibama mostra que 45 mil hectares de vegetação foram destruídos pelas chamas, de um total de 200 mil hectares que compõem o parque. Dessa área, apenas 71 mil estão devidamente regularizados e não apresentam disputa judicial entre Ibama e proprietários rurais.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, que entrevistou fontes do Ibama, o instituto "não tem dúvidas" de que o incêndio foi criminoso e está associado a disputas de terra. Segundo o chefe do parque nacional, Joaquim Maia Neto, o Ibama está perto de identificar alguns autores do incêndio.

O fogo, que teve início no último dia 9, só foi controlado no sábado passado. Uma das áreas mais afetadas está no entorno das nascentes do rio São Francisco. A Mata do Jambreiro, que também integra uma área de proteção ambiental em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), também está sendo destruída pelas chamas desde a sexta-feira passada.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275259/visualizar/