Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 17:24

    Imprimir


A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começa a funcionar amanhã com aulas em Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. A aula inaugural, que marcou o início das atividades da nova instituição, foi dada sexta-feira aos 800 primeiros alunos, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no campus de Bagé.

Haddad disse que a Unipampa já recebeu R$ 30 milhões do governo federal neste ano "para construção de prédios e compra de equipamentos". Para 2007, está prevista a mesma quantia, informou o ministro.

Segundo ele, o compromisso da nova instituição, que faz parte do plano de expansão do ensino superior do Ministério da Educação, é com a chamada Metade Sul gaúcha. "Quando voltarmos, daqui a dez anos, poderemos verificar que a universidade foi a alavanca do desenvolvimento de toda a região".

O ministro disse que a modificação se dará pela ação dos professores, técnicos e alunos que retribuirão seu aprendizado para o crescimento da região.

Haddad lembrou que o compromisso de implantação da universidade, que terá sede em dez municípios gaúchos, foi firmado pelo MEC em 27 de julho de 2005. "Em 14 meses, num prazo muito curto, portanto, teremos o início das aulas nas unidades ligadas à Universidade Federal de Pelotas", ressaltou.

O reitor Clóvis Silva Lima confirmou para o dia 16 de outubro o início das atividades nos outros cinco campi em Uruguaiana, São Borja, Itaqui, São Gabriel e Alegrete - ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que a criação da Unipampa é um projeto que marca época e divide a história do município e da região. "O ensino superior público e gratuito está vindo para nossas comunidades, é momento de encurtar diferenças e injustiças sociais", afirmou.

Quando a Unipampa, que realizou seu primeiro vestibular nos dias 17 e 18 de junho, estiver totalmente implantada, em 2008, irá contar com 600 professores, 450 técnicos administrativos e 13.250 alunos matriculados em 67 cursos. Atualmente, uma parceria das universidades federais de Pelotas, na zona sul do estado e de Santa Maria, na região central, está viabilizando o funcionamento da nova instituição.

Segundo o MEC, também estão sendo instalados no Rio Grande do Sul a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, ambos da UFSM. O projeto de expansão da educação superior e profissional no Estado atinge 17 municípios, mas outros 150 serão beneficiados pelas ações de novos campi e escolas de educação profissional em fase de implantação.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275305/visualizar/