Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 09:11
Por: Lena Araújo

    Imprimir


O cearense Floriano Martins, considerado o poeta contemporâneo mais importante do Brasil atualmente, vai coordenar os painéis com os escritores sul-americanos durante a Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro, que se realizará entre os dias 16 e 24 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Ele também integrará uma mesa sobre produção editorial e literatura, onde vai falar de sua experiência com a revista Agulha, com a Banda Hispânica e o Jornal de Poesia. Estarão presentes neste encontro os poetas Aleyda Quevedo (Equador), Amparo Osorio (Colômbia), Antonio Cisneros (Peru), Juan Cameron (Chile), Marta Spagnuolo (Argentina) e Miguel Márquez (Venezuela).

Floriano tem uma importante atuação na área jornalística graças à publicação de inúmeros textos (ensaios, artigos, entrevistas, tradução) em jornais e revistas no Brasil e no exterior, em países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, Venezuela e Costa Rica.

É correspondente brasileiro das revistas Blanco Móvil (México) - para a qual organizou uma edição dedicada à literatura brasileira -, Babel (Venezuela) e International Graphiti (Costa Rica), além de integrar o conselho editorial da revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional (RJ).

Poeta, ensaísta e tradutor, Floriano Martins tem se dedicado, em particular, ao estudo da literatura hispano-americana, sobretudo no que diz respeito à poesia. É autor de livros como Escritura conquistada (Letra & Música, Fortaleza) e Escrituras surrealistas (Memorial da América Latina, São Paulo), ambos publicados em 1998.

Também neste mesmo ano publicou, pela carioca Ediouro, suas traduções de Poemas de amor, de Federico García Lorca, e Delito por bailar o chá-chá-chá, de Guillermo Cabrera Infante. Sua poesia encontra-se reunida no volume Alma em Chamas (Letra & Música, Fortaleza, 1998).

Com larga trajetória de colaboração à imprensa, no Brasil e no exterior, tem escrito artigos sobre música, artes plásticas e literatura. Atualmente é articulista do Jornal da Tarde (São Paulo) e integrante do conselho editorial da coleção Clássicos Cearenses, da Fundação Demócrito Rocha (Ceará).

Dirige, juntamente com Claudio Willer, a revista virtual Agulha. É ainda autor de uma biografia do compositor erudito Alberto Nepomuceno (Edições FDR, 2000), assim como tradutor do espanhol Jorge Rodríguez Padrón (Dois poetas cubanos, 1999), do porto-riquenho José Luis Vega (Três entradas para Porto Rico, 2000) e do costarriquenho Alfonso Peña (A nona geração, 2000).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275393/visualizar/