Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 09:05
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Um resgate dos causos mato-grossenses. Assim foi definido o livro de Luiz Carlos Ribeiro, “Mala de fugir”, o qual o autor autografou na noite deste sábado (16) no estande da editora Única. A definição foi da professora Marília Beatriz de Figueiredo Leite.

Para ela, o livro de Ribeiro é importante pelo registro que faz da história dos ribeirinhos, imortalizando histórias tradicionalmente transmitidas oralmente. “Ele faz um registro da oralidade. Assim, transforma uma emoção momentânea numa emoção duradoura”, ressaltou ela, destacando o uso que o autor faz de uma ‘linguagem teatral’, onde as cenas são narradas como atos de uma peça. “

“Mala de fugir” é a primeira obra publicada do autor teatral e diretor Luiz Carlos Ribeiro, cuja vasta produção é em sua maioria voltada para o teatro. A emoção de publicar o primeiro livro, segundo ele, é muito grande, em especial pelo apoio que recebeu da editora Carlini & Caniato. “É muito difícil lançar um livro. Precisa-se contar com patrocínio, apoio. Felizmente encontrei essa editora, que me deu todo o apoio e me entregou o livro pronto”, elogiou ele.

PARCERIA

O encontro entre Ribeiro e a editora Carlini & Caniato aconteceu por acaso, por intermédio do jornalista Márcio Moreira que, ao ler os contos de Ribeiro, resolveu entregá-los ao editor Ramon Carlini. “Ele leu, gostou e me disse: Luiz,fique tranqüilo. A única coisa com a qual terá que se preocupar é com o lançamento”, conta Ribeiro. E assim foi.

O primeiro lançamento foi feito em abril deste ano. O segundo aconteceu na cidade de Santo Antônio de Leverger, berço do autor, na escola Leônidas de Matos, onde ele foi alfabetizado. “Senti que estava devolvendo algo à cidade.”

O autor, que já tem entre 30 e 40 contos preparados para serem lançados, revela que já está produzindo outro livro, que deverá lançar em parceria com a editora Carlini & Caniato.

Investir na literatura mato-grossense é uma das metas da editora. A política de parceria com os autores e o respeito à criação artística é o diferencial, segundo Elaine Caniato. “Nós entendemos que o livro não se encerra em si, tem desdobramentos. No caso da ‘Mala de fugir’, o livro é um suporte para que as pessoas tenham acesso aos ‘causos’ do Luiz Carlos.”





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275395/visualizar/