Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 08:44

    Imprimir


Com o início da Literamérica – Feira Sul-americana do Livro neste sábado (16) figuras ilustres da literatura circularão pelo Centro de Eventos do Pantanal. A feira segue até o dia 24, com lançamentos de obras, apresentações culturais, debates, palestras e atividades para crianças. Uma das novidades serão as tardes e noites de autógrafos das editoras Carlini & Caniato, espaços onde o público leitor poderá conhecer de perto contistas, historiadores e poetas admirados de Mato Grosso.

Os autógrafos começam já no sábado (16), quando o stand da Editora Única - onde estarão expostas 16 obras das editoras TantaTinta e Carlini&Caniato. Às 17 h., o escritor Luiz Carlos Ribeiro autografa e realiza performance baseada em seu livro “Mala de Fugir”, uma reunião de 17 contos inéditos. Mais tarde, às 19 h., o aclamado autor Ricardo Guilherme Dicke estará à disposição dos leitores para conversar sobre sua obra recém-lançada, “Toada do Esquecido & Sinfonia Eqüestre”.

Segundo o sócio-proprietário das editoras, Ramon Carlini, uma das metas da empresa é justamente apoiar os escritores locais, valorizando seu trabalho e contribuindo também para a formação do público leitor. A publicação do livro de Dicke é um exemplo. O lançamento de obras inéditas e relançamento de obras esgotadas do autor faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a editora Cathedral. Depois de “Toada...”, o próximo passo será o relançamento da obra `Madonna dos Páramos`, já esgotada. “Nosso objetivo é contribuir para valorizar e divulgar o trabalho deste grande escritor brasileiro”, explicou Ramon Carlini.

Viabilidade econômica e passarinhos

No domingo, às 17 h., os interessados em aprender como elaborar projetos para captação de recursos junto a órgãos de fomento devem dar uma passada pelo stand da editora Única, onde o consultor Carlos Vítor Timo Ribeiro estará autografando o livro “Como fazer projetos de viabilidade econômica”, mais uma obra editada pela Carlini & Caniato. Útil também para os que querem montar o próprio negócio, a obra traz um roteiro para análise de viabilidade econômica. “Cerca de 60% das empresas no Brasil já nascem mortas. Em dois anos estarão fechadas. O problema não é falta de capital de giro, mas de uma análise técnica do mercado”, disse Ribeiro.

Fortes, delicadas e ágeis, as aves do Pantanal e do cerrado também estarão no stand da editora Única. Elas foram captadas pela câmera de um apaixonado pelo Pantanal, o engenheiro/fotógrafo polonês Wieslaw Jan Syposz, ou apenas Wes. Estamos falando do livro “Aves do Pantanal e do Cerrado”, coletânea de belíssimas fotos que retratam a vida das aves e o cotidiano das comunidades ao longo da rodovia Transpantaneira. Resultado de quatro anos de trabalho, a obra transmite a paixão do polonês, formado em engenharia e que largou um emprego numa multinacional para registrar momentos mágicos das aves. A noite de autógrafos do autor tem início às 19 h.

Com um acabamento impecável, a obra, toda em cores, está praticamente esgotada. “As editoras mato-grossenses não deixam a desejar para as de nenhum estado, assim como nossos escritores. Por isso procuramos dar visibilidade aos escritores mato-grossenses, inseri-los no mercado nacional e internacional”, explicou Elaine Caniato, também sócia-proprietária das editoras Carilini & Caniato e TantaTinta, ressaltando a importância da Literamérica para fomentar a cadeia do livro em Mato Grosso.

Mais informações: 3664 1984/ 9953 2773 (João Negrão)/ 9287 9400 (Neusa Baptista) - Cronos Comunicação





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275565/visualizar/