Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 01:33

    Imprimir


Milhares de pessoas saíram às ruas da Argentina nesta sexta-feira, convocados por grupos estudantis e humanitários, para lembrar o 30º aniversário do seqüestro e desaparecimento de sete adolescentes, no episódio ocorrido durante a ditadura (1976/83) e conhecido como "A Noite dos Lápis". A maiores manifestações ocorreram na Praça de Maio, em Buenos Aires, e na cidade de La Plata (62 km ao sul da capital), onde em setembro de 1976 oito jovens foram detidos por grupos paramilitares, durante um protesto exigindo passagens de ônibus mais baratas.

Do grupo seqüestrado só sobreviveu um estudante, que relatou o drama sofrido pelos seis jovens e duas meninas, com idades entre 16 e 18 anos, em um centro clandestino de detenção. Na passeata em Mar del Plata, um grupo de pessoas se separou do grosso dos manifestantes e atacou com pedras e coquetéis molotov uma delegacia policial.

Na capital argentina, a manifestação foi liderada pela Federação Universitária de Buenos Aires, que além de repudiar a repressão durante a ditadura, protestou contra o novo projeto para a Educação do presidente Néstor Kirchner.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275614/visualizar/