Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 00:04

    Imprimir


O Irã pediu ajuda ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, para obter vistos norte-americanos para algumas de suas autoridades, a tempo de participarem do debate de abertura da Assembléia Geral da entidade, na semana que vem, disseram autoridades da ONU na sexta-feira.

Annan entrou em contato com autoridades norte-americanas para encorajá-las a garantir os vistos à toda a delegação iraniana a tempo do evento, após o ministro do Interior da República Islâmica não conseguir um visto a tempo de participar de uma reunião nesta semana na ONU sobre imigração.

Os Estados Unidos afirmam que o Irã é parte de um "eixo do mal" e que busca a construção de armas nucleares. O país pressiona ainda o Conselho de Segurança da ONU a impor sanções a Teerã, depois de o país não suspender suas atividades de enriquecimento de urânio até 31 de agosto.

Os EUA têm um tratado com a ONU segundo o qual concordaram em "não impor nenhum impedimento" para que autoridades de países-membros da ONU fossem à sede da entidade para tratar de assuntos relativos a ela.

O acordo não dá aos EUA a permissão de fazer exceções por qualquer que seja a razão, mesmo considerando que um indivíduo represente uma ameaça.

Uma autoridade norte-americana disse que ainda não foi negado nenhum visto para qualquer autoridade iraniana que vá participar das duas semanas de debates da Assembléia Geral, que iniciam-se na terça-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275620/visualizar/