Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Setembro de 2006 às 16:39
Por: Daniele Tavares

    Imprimir


Acadêmicos, docentes e representante da Capes estiveram reunidos esta semana em Cáceres na oficina de integração do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat. O encontro constituiu-se uma forma de avaliar o primeiro ano de desenvolvimento da pós-graduação institucional, repensar os desafios e apresentar projetos.

O representante da Capes na área multidisciplinar, Dr. Waldir Mantovani, ministrou a palestra “Pós-graduação Multidisciplinar”, em que falou sobre as dificuldades de se construir um curso que, de fato, possibilite o diálogo entre as disciplinas. “Vocês devem ter na cabeça que o objetivo ao ingressar num mestrado é produzir ciência”.

Nesse sentido, a quantidade e a qualidade de trabalhos publicados assumem importância central para avaliação do curso. “Esse é o veículo para divulgar as pesquisas. O saber deve ser compartilhado com quem não está na academia”. Entretanto, afirmou Mantovani, “os métodos avaliativos devem ser entendidos de uma maneira dinâmica”. Os critérios consideram, também, a competência do corpo docente e o perfil da Instituição em formar pesquisadores.

O mestrado em Ciências Ambientais foi aprovado pela Capes em 2005. “Temos que trabalhar no sentido de oferecermos um curso cada vez com mais qualidade”, falou a coordenadora, Carolina Joana da Silva. “É muito importante termos a presença do professor representante da Capes. É uma maneira de nos provocar e, assim, incentivar para que continuamente estejamos reavaliando a nossa prática”.

O edital de seleção para a próxima turma do mestrado deve ser publicado no final de novembro deste ano. Na última seleção, realizada em 2005, 115 pessoas concorreram às 20 vagas ofertadas. Do total, 15 foram destinadas à comunidade e 5 a professores da Unemat, buscando ampliar a qualificação docente.

São 29 profissionais credenciados junto ao programa, desempenhando atividades de docência, pesquisa e orientação acadêmica. “No início, a grade do programa era composta de 75% de professores visitantes. Hoje, com o concurso público, quase 100% desses profissionais são efetivos. Isso é muito importante para a Capes. Mostra que estamos avançando”, afirmou Carolina Joana.

Esta é a primeira turma de pós-graduação stricto sensu da Unemat. Voltado para educação e gestão ambiental, o programa de mestrado Institucional traz, desde a sua criação, a marca de ser multidisciplinar e mutlticampi, reunindo profissionais de diversas unidades da Unemat em variadas áreas do conhecimento.

Política de qualificação na Unemat:

Na ocasião, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Laudemir Luis Zart, apresentou dados sobre a política de pós-graduação da Universidade e seus avanços nestes últimos anos. Além da área de Ciências Ambientais, está em discussão a oferta de mestrado em Educação e em Linguagem. “Esta conquista é exemplar, mas não podemos parar por aí. As áreas de ciências biológicas e ambientais têm o desafio de oferecer, também, o primeiro doutorado institucional”. Atualmente, encontram-se também em desenvolvimento na Unemat programas stricto sensu em parceria com outras instituições.

O professor afirmou, ainda, que a ambiência de pesquisa na Unemat vem se fortalecendo. Além da construção de seis centros de pesquisa, citou o aumento no número de grupos registrados junto ao CNPQ e de projetos desenvolvidos com apoio de agências externas de fomento. Em 2002 eram 4, hoje são 58. “Esses projetos de pesquisa representam mais recursos externos e o reconhecimento da qualidade da produção científica na Universidade”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275677/visualizar/