Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 13:41
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


Um índice de 20% de evasão escolar em Cuiabá foi revelado em pesquisa da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), que foi atrás dos números para bloquear o benefício do passe livre para quem estava matriculado, mas não frequentava mais as aulas, um total de 5.524 alunos. O universo se restringe aos estudantes que usam transporte coletivo.

O levantamento foi feito a partir de dados fornecidos pela direção de 18 escolas das redes municipal, estadual e particular, entre os dias 15 de julho a 11 de setembro. A meta é vistoriar todas as escolas da Capital.

Nas unidades escolares onde há a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a evasão é tão preocupante, em média 40% no primeiro semestre de 2006, que levou a direção da Escola Estadual Emília Fernandes Figueiredo, localizada no bairro Bandeirantes, a realizar matrículas em caráter extraordinário, para atrair novos alunos e preencher as vagas das desistências, que chegam a uma média de 10 alunos por sala, conforme a coordenadora pedagógica, Rosely Georgina Corrêa de Souza.

Outro dado que chamou a atenção da direção da escola é que a maior parte dos desistentes são os jovens, pois, segundo a coordenadora, os adultos dificilmente abandonam o curso por entenderem que sem a conclusão não terão como garantir vagas no mercado de trabalho.

Ainda não foi realizado um perfil do aluno que desiste de frequentar a escola, conforme Rosely, mas ela diz que uma série de fatores podem estar cooperando para as desistências e as causas podem ir desde a falta de interesse ao cansaço, pois a maioria estuda e trabalha.

Para aumentar a responsabilidade dos alunos do EJA, Rosely informou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sugeriu até a ampliação da idade de ingresso no curso, que hoje é de 14 anos e poderá passar para 15, para o ensino fundamental, e de 17 para o ensino médio. Quanto à suspensão do benefício do passe livre, a secretária da escola, Maria Suely César Alves, informa que é comum os alunos sumirem da sala de aula e reaparecerem no período em que precisam renovar a carteirinha, que exige assinatura da direção.

Na rede particular a evasão escolar no Centro de Ensino Avançado de Cuiabá (Ceac) representa 58,58% dos estudantes matriculados, seguido do Instituto de Tecnologia e Educação em Enfermagem (ITEENF), com 46,80%, conforme a assessoria da MTU.

A evasão escolar nas escolas do município ocorre principalmente na EJA, conforme estatísticas da Secretaria Municipal de Educação. Quanto ao ensino fundamental, as estatísticas são realizadas somente no final do ano, conforme Paulo Roberto Custódio, que realiza o levantamento anual. Para Andréia dos Santos, coordenadora da EJA, por causa da evasão a secretaria estuda metodologias mais flexíveis para que possa motivar o aluno a não desistir da escola. Quanto às escolas estaduais, a reportagem não obteve dados sobre o índice de evasão.

Dos 64 mil usuários que utilizam a gratuidade no transporte coletivo da capital, 47,46% são estudantes da rede estadual; 35,99% de escolas particulares; 12,32% de instituições federais de ensino e 4,23% da rede pública estadual.

Do total de beneficiados pelo passe livre, 24.704 alunos já foram auditados pela MTU, que resultou no bloqueio dos 5.524 alunos. Desses estudantes a, MTU conseguiu recolher 3.735 cartões estudantis, por não estarem frequentando a sala de aula.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276118/visualizar/