Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 12:25

    Imprimir


O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), deu início às atividades do projeto TCE Estudantil nesta terça-feira (12.09). O programa foi reimplementado com o objetivo de levar conhecimento aos estudantes sobre a administração pública e incentivá-los ao controle social dos gastos do Estado. Cerca de 40 alunos do 2º Grau da Escola Estadual Santos Dumont participaram do evento.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, através de palestras pedagógicas e vídeos institucionais, a estrutura funcional do Tribunal de Contas e o papel que a instituição exerce na sociedade. Além disso, foram orientados sobre como podem ajudar na fiscalização dos recursos públicos.

O conselheiro Antonio Joaquim, supervisor do projeto, explicou a importância de ter os jovens como aliados para que o Governo exerça um bom desempenho em sua gestão. “O TCE Estudantil é uma tentativa de aproximar o Tribunal e a sociedade mostrando aos alunos como exercer o controle social”, explicou.

Os alunos assistiram ainda palestras com: o auditor público do TCE, João Proença, que falou sobre a identidade institucional do TCE; a superintendente adjunta de Planejamento Curricular da Secretaria de Educação (Seduc), Delma Forte Belo, sobre o programa Consciência Fiscal; a líder da SAI e coordenadora do projeto, Cassyra L Vuolo, que falou sobre “O Perfil do Cidadão: Como o jovem pode se comprometer com sua cidade e benefícios e conseqüências do controle social”.

Na seqüência, a turma da Escola Santos Dumont visitou alguns setores do TCE, assistiu a uma apresentação do Coral do TCE e participou de uma dinâmica de grupo comandada pela psicóloga Pamela Daltro. Ao final da visita, todos os alunos receberam um certificado de participação.

As ações do TCE-Estudantil estão atreladas ao Projeto “Consciência Cidadã” e irão contribuir com uma das metas da atual gestão que é de elevar em 30% ao ano, o nível de satisfação da sociedade mato-grossense em relação ao controle externo, até janeiro de 2008. Além disso, o projeto será avaliado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276136/visualizar/