Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 08:20

    Imprimir


Dois tripulantes da nave Atlantis, o americano Dan Burbank e o canadense Steve Maclean, começaram hoje uma caminhada espacial para continuar a instalação de dois painéis solares na Estação Espacial Internacional (ISS).

Burbank e Maclean saíram da escotilha Quest às 13h05 de Moscou (6h05 de Brasília) e ficarão no espaço exterior por cerca de seis horas e meia, disse Serguei Puzanov, representante da Nasa no Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Este passeio espacial é o segundo dos três previstos por tripulantes da nave Atlantis, que se acoplou à ISS na segunda-feira passada.

Os astronautas desmontarão as coberturas do mecanismo de rotação solar Alpha (Solar Alpha Rotary Joint, SARJ) e removerão suas proteções, o que permitirá movimentar os painéis solares de forma que possam ficar expostos continuamente ao Sol.

Na terça-feira, na primeira caminhada, os astronautas Joe Tanner e Heidemarie Stefanyshyn-Piper instalaram com a ajuda de dois braços robóticos uma viga de 13 metros com os dois painéis solares.

A instalação destes equipamentos permitirá duplicar a geração de energia elétrica a bordo da ISS.

Tanner e Stefanyshyn-Piper concluíram ontem seus trabalhos em menos tempo do que o previsto, por isso conseguiram desmontar parte da cobertura do SARJ, que protegeram o equipamento durante o lançamento do Atlantis e também durante os trabalhos da instalação da viga na parte esquerda da ISS.

Enquanto retiravam esta cobertura, Tanner deixou escapar uma arandela, uma porca e uma mola, que ficaram flutuando no espaço, por isso a Nasa advertiu a Burbank e Maclean que tenham precaução.

As peças perdidas por Tanner ontem não ficaram presas entre os painéis solares, e o risco de que batam na estrutura externa da ISS é mínimo, disse o diretor do programa de vôos da Nasa, John McCullough.

Durante a caminhada espacial, ficarão a bordo do Atlantis os outros quatro tripulantes e de dentro da ISS acompanharão os trabalhos da 13ª expedição (ISS-13), integrada pelo russo Pavel Vinogradov, pelo alemão Thomas Reiter e pelo americano Jeffrey Williams.

A Nasa retomou no ano passado as missões de naves à ISS, suspensas desde fevereiro de 2003 em conseqüência da tragédia do Columbia, na qual morreram seus sete tripulantes.

A atual missão do Atlantis é a primeira destinada a continuar a construção da ISS, um projeto multinacional que tem a participação de 16 países.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276203/visualizar/