Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 17:38

    Imprimir


O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) acredita que o crime organizado está por trás da morte do coronel e deputado estadual por São Paulo Ubiratan Guimarães. Ele disse que foi uma das primeiras pessoas que esteve no apartamento do coronel e que foi à delegacia para conversar com os delegados sobre os rumos das investigações.

"Para a bandidagem, o troféu seria a cabeça do coronel Ubiratan. Não tenho a menor dúvida de que alguém possa ter se aproximado para provocar essa situação", afirmou. Faria de Sá acredita que pode ter ocorrido um crime passional induzido.

Segundo o deputado, o fato de uma outra mulher ter ligado para o coronel, na hora em que ele estava com a namorada, possa ter sido planejada por alguém que tivesse interesse em sua morte.

Ubiratan liderou a operação militar na Casa de Detenção do Carandiru, em outubro de 1992, que resultou na morte de 111 prisioneiros. Ubiratan foi levado a júri popular em 2001 pelo Massacre do Carandiru e condenado a 632 anos de prisão pela morte de 102 dos 111 presos. Mas em fevereiro deste ano, a sentença original da juíza Maria Cristina Cotrofe foi revertida.

O Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu Ubiratan Guimarães, por 20 votos a dois. Embora considerasse válido o julgamento de 2001, a maioria dos desembargadores acatou argumentos apresentados pela defensoria e inocentou o coronel. A absolvição causou reações de indignação de entidades de direitos humanos no Brasil e no exterior, como a Anistia Internacional.

Naquele mesmo mês, a Anistia Internacional lançou relatório no qual destacava a impunidade no caso do Carandiru. Nenhum dos responsáveis pelas 111 mortes tinha sido preso e nenhuma família das vítimas fora indenizada, informava o documento. Os 119 policiais acusados de participarem do massacre ainda não foram a julgamento.

O coronel reformado Ubiratan Guimarães exerceu mandado como suplente de deputado estadual em 1997, foi reeleito em 2002 e concorria a um novo mandato nas eleições deste ano.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276298/visualizar/