Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 09:04
Por: Tania Rauber

    Imprimir


A busca por variedades que reduzam a incidência de pragas e doenças nas lavouras de soja deve levar muitos produtores a investirem nas plantações de soja precoce nesta safra, em Sorriso. A estimativa do Sindidato Rural é de que sejam cultivados cerca de 120 mil hectares de variedades de soja precoce no município. Esta área representa um crescimento de aproximadamente 20 a 30% em comparação com outras safras. É o que informou o presidente do sindicato, Nelson Picolli. “Plantar quanto antes é melhor. As pragas e doenças atacam mais a soja tardia”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias.

Variedades de soja precoce tem um ciclo de maturação mais curto, entre 100 e 110 dias. Enquanto que a soja normal é de 125 dias. Há ainda as espécies de ciclo longo, que ultrapassam esse período. Uma das grandes vilãs nas plantações de soja da região é a ferrugem asiática, que gera muitos prejuízos para os produtores.

As primeiras lavouras já devem ser cultivadas a partir do fim do mês. “Tão logo tenha umidade suficiente no solo já começa o plantio”, destacou Picolli. Mas não são apenas questões ligadas ao plantio que preocupam os produtores.

A dificuldade de comercialização da safra 2005/06 ainda é preocupante, segundo o presidente. “E a tendência dos preços para o ano que vem é de estarem muito baixos”, acrescentou. Esse quadro deve resultar em uma redução de até 15% na área plantada no município, que é campeão nacional na produção de soja.

Uma pequena porcentagem, cerca de 5%, deve ser direcionada ao cultivo de algodão ou arroz, o restante deve ficar improdutivo. “Estamos nos mobilizando para que o Governo elimine as burocracias do Pesoja e Pepro e garanta os prêmios para o ano que vem”, concluiu.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276439/visualizar/